Fernando Machado

Dia do Alfaiate

Considerada uma das profissões mais antigas do mundo, o Dia do Alfaiate é comemorado hoje. Especialistas em criar e costurar roupas, criando ternos, calças, paletós e outras peças exclusivas, os alfaiates costumavam trabalhar em ateliês, fazendo roupas e remendos. A alfaiataria tanto masculina como feminina surgiu ainda na idade média por volta do século XIII, desde então o reconhecimento dessa arte continua a crescer entre as pessoas que buscam nas roupas o “caimento perfeito”. Neste cenário nasceu a Arranjos Express, rede especializada em customizar, ajustar e reformar peças de todos os tipos e modelos.

p-paulo-alexandre

O fundador Paulo Alexandre (Foto: Divulgação)

Transformar é a palavra, seja para adultos, crianças ou até mesmo pets, a marca atende os mais variados públicos fazendo da costura uma verdadeira arte. A rede oferece o corte e costura tradicional, mas no tempo atual. O fundador é Paulo Alexandre, cuja empresa nasceu em Portugal, e é composta de 53 unidades no Brasil e 30 em Portugal. Tendo encerrado 2015 com faturamento de R$ 11 milhões. A rede de franquias espera encerrar este ano com um crescimento de quase 120%, chegando a um rendimento de R$ 24 milhões.

jose-martiniano-de-jesus2

José Martinho de Jesus, já falecido, era o alfaiate mais antigo de Pernambuco (Foto: Divulgação)

Paulo Alexandre dá algumas dicas: Peças de alfaiataria devem ser usadas com sapatos sociais ou, no máximo, um sapatênis formal; Pregas devem ser evitadas caso a pessoa esteja acima do peso; Todos os modelos de calças clássicas combinam perfeitamente com blazers, camisas e até mesmo com algumas camisetas básicas; É sempre importante atentar para a combinação das peças: camisas soltas pedem calças mais justas para criar equilíbrio; Tons escuros são sempre ótimas opções. Calças pretas são verdadeiros clássicos; Blusas e calças do mesmo tecido devem ser evitados.

Gostou ?
Compartilhe !