Fernando Machado

Blog

Os 19 anos de sacerdócio de Padre Cosmo

c-isabel-viana-terezinha-almeida-heleno-brayner-marcelo-lima-cosmo-giovana-belfort-jose-videira

Isabel Viana, Terezinha Almeida, Heleno Brayner, Marcelo Lima, Padre Cosmo, Geovana Belfort e José da Videira (Foto: Fernando Machado)

Sábado, Dia de São José, o pároco da Igreja de Nossa Senhora Paz, padre Cosmo Francisco do Nascimento, completou 19 anos de sacerdócio e para festeja a data presidiu a missa das 19h, que foi muito concorrida. Antes, no século XVIII, era uma capela, lá pelo ano de 1785, foi transformada na igreja de Nossa Senhora da Paz e no dia 6 de maio de 1873, virou paróquia de Nossa Senhora da Paz. Seu primeiro vigário foi o padre Cristovão de Holanda Cavalcanti.

c-altar-parde-cosmo4

Padre Cosmo incensando o altar (Foto: Fernando Machado)

c-charles-carvalho-edisio-carvalho

Charles Carvalho e Edisio Regis (Foto: Fernando Machado)

De sua construção original, no estilo neoclássico, restou apenas a fachada, pois no dia 3 de junho de 1963, depois uma enchente o templo desmoronou. Padre Cosmo que assumiu a paróquia no dia 7 de outubro de 2013, foi ordenado sacerdote na Sé de Olinda, cuja cerimônia foi presidida pelo então arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho. Padre Cosmo é um bom pastor, não tem medo dos fiéis, terminada a missa ele fica no altar abençoando suas ovelhas.

c-adriana-roberto-borba

Adriana e Roberto Borba (Foto: Fernando Machado)

c-antonio-maria-evanildo-antonio

Freis Antonio Maria, Evanildo e Antônio (Foto: Fernando Machado)

O sino repicava, como é emocionante uma missa ser anunciada pelos toques dos sinos, quando Padre Cosmo, acompanhado do diácono Heleno Brayner e José da Videira, ingresso na Igreja, dando inicio a Santa Missa. O ministério musical foi com o vocalista Edísio Régis e o violonista Charles Carvalho. O comentarista foi Marcelo Lima. A primeira leitura foi lida por Isabel Viana, o Salmo foi cantado por Edisio Regis, e a segunda leitura foi proferida por Geovana Belfort. Coube ao diácono Heleno Brainer, proclamar o Evangelho e ao Padre Cosmo fazer a homilia.

c-auzineide-de-frança-cosmo-adriana-lima

Auzineide de França, Padre Cosmo e Adriana Lima (Foto: Fernando Machado)

c-padre-cosmo-abençoando

Padre Cosmo na sua homilia (Foto: Fernando Machado)

Antes da homilia, Padre Cosmo abençoou a assembleia pediu ao Pai, pelos solteiros, pelos casados, pelas mães, pelos pais, pelos filhos e pelo Brasil. Lembrou que sua mãe, dona Josefa Auxiliadora de Andrade, que há 19 anos, o ajudava a vestir sua batina. Ele ficou visivelmente emocionado, neste momento. Pediu ao Espírito Santo que derramasse suas bênçãos, nos ensinasse a rezar, a confiar, a amar e a perdoar. A gente sente que os anjos nos carrega para o céu. Ou seria nossa assunção. Não sei bem explicar.

c-padre-cosmo-meditando2

Padre Cosmo em tempo de meditação (Foto: Fernando Machado)

c-são-jose-cosmo-heleno

São José sendo incensado por Padre Cosmo e observado pelo diácono Heleno (Foto: Fernando Machado)

Fez com que toda a igreja cantasse: “Senhor eu sei que é Teu este lugar / Todos querem Te adorar / Toma tua direção / Senhor vem ó Santo Espírito / os espaços preencher / Reverência a Tua voz vamos fazer / Podes Reinar / Senhor Jesus oh sim, / O Teu poder teu povo sentirá / Que bom Senhor / Saber que estás presente aqui / Reina Senhor neste lugar / Visita cada irmão oh meu Senhor, / Dá-lhe paz interior, / E razões pra Te louvar / Desfaz todas as tristezas / incertezas desamor / Glorifica o Teu nome oh meu Senhor / Podes Reinar”.

c-veronica-bentinho-leopoldina-feitosa-vanessa-galindo

Verônica Bentinho, Leopoldina Feitosa e Vanessa Galindo (Foto: Fernando Machado)

c-risoneite-lourdes-cosmo-josé-francisco-damião

Padre Cosmo ao lado das irmãs Risonete Nascimento, Lourdes Moreira, do pai José Francisco e do irmão Damião (Foto: Fernando Machado)

Após a Santa Missa, Padre Cosmo entregou lírios para vários fiéis, de todas as comunidades por onde passou. A primeira foi a de Santa Terezinha de Bonança, na sequencia a de Nossa Senhora dos Remédios, a de São Lourenço, a de Nossa Senhora dos Rosário em Prazeres, e finalmente a de Nossa Senhora da Paz, de Largo da Paz. É tanta informação que esqueci que na sua homilia fez uma pregação linda em homenagem a São José, e claro para sua esposa, Nossa Senhora. Tivemos os tradicionais parabéns para você e corte do bolo by Karoline Souza de Carvalho.

c-corredor

Uma vista do altar pela nave central (Foto: Fernando Machado)

2
1 Discussion on “Os 19 anos de sacerdócio de Padre Cosmo”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.