Fernando Machado

Fernando Pessoa está no Recife

O Recife, ou melhor o Museu do Estado de Pernambuco, viveu um momento grandioso quinta-feira. E isso se deve ao escritor, poeta e filosofo português que nunca veio ao Brasil Fernando Antônio Nogueira Pessoa. Parecia que estávamos no Recife do glamour, quando tudo de bom acontecia na nossa cidade. Antes de escrever como foi o vernissage de Fernando Pessoa – uma coleção, vamos tentar apresentá-lo. Fernando Pessoa nasceu em Lisboa no dia 13 de junho de 1988, era filho de Maria Magdalena Nogueira Pessoa e Joaquim Seabra Pessoa, e recebeu o nome de Antônio, pois nesta data se comemora o Dia de Santo Antonio, que antes de virar santo era Fernando.

b-jose-paulo-cavalcanti-filho

José Paulo Cavalcanti Filho diante da primeira edição da Mensagem (Foto: Fernando Machado)

b-armando-maria-lecticia-maria-do-carmo-monteiro

Maria Lecticia Cavalcanti ao lado dos pais Armando e Maria do Carmo Monteiro (Foto: Fernando Machado)

Com cinco anos perdeu o pai. Em 1895, sua mãe casa com o cônsul de Portugal na África do Sul, João Miguel Rosa (1857/1919). Por conta disso Fernando Pessoa foi educado na África do Sul, numa escola católica irlandesa. Teve maior familiaridade com a lingua inglesa do que com a portuguesa. Tanto que seus primeiros poemas foram escritos nesse idioma. Das suas quatro obras três são na língua inglesa. Em 1905 retorna para Lisboa e vai morar com a avó Dionisia e em 1915 participou na revista literária Orpheu, quando lançou o movimento modernista em Portugal, causando escândalo e muita controvérsia.

b-adriano-moutinho

O cônsul de Portugal Adriano Moutinho ao lado do Lousíadas (Foto: Fernando Machado)

b-angela-agra

Angela Agra diante de seu trabalho (Foto: Fernando Machado)

Em Outubro de 1924, juntamente com o artista plástico Ruy Vaz, lança a revista Athena, na qual fixou o (drama em gente)  dos seus heterónimos, publicando poesias de Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro, bem como do ortônimo Fernando Pessoa. Como gostava muito de beber, Fernando Pessoa, foi internado no dia 29 de Novembro de 1935, no Hospital de São Luís dos Franceses, em Lisboa, com diagnóstico de cólica hepática.

b-carlos-eduardo-cunha-barreto

Carlos Eduardo Cunha Barreto (Foto: Fernando Machado)

b-claudemir-gomes-tonico-araujo-humberto-araujo

Claudemir Gomes, Tônico Araujo e Humberto Araújo (Foto: Fernando Machado)

O mais universal poeta português morreu no dia 30 de novembro de 1935, com 47 anos de idade. Sua última frase foi escrita na cama do hospital, em inglês, com a data de 29 de Novembro de 1935: “I know not what tomorrow will bring” (Não sei o que o amanhã trará). Quando da  comemoração do centenário do seu nascimento, em 1988, o seu corpo foi trasladado do Cemitério dos Prazeres para o Mosteiro dos Jerônimos.

b-cristina-ribeiro-kika-salazar-suzana-azevedo

Cristina Ribeiro, Kika Salazar e Suzana Azevedo (Foto: Fernando Machado)

b-elisio-moura

Elisio Moura abaixo do seu trabalho (Foto: Fernando Machado)

Agora vamos ao presente que o advogado José Paulo Cavalcanti Filho deu ao nosso mundo literário. Posso está enganado mais essa exposição foi o maior acontecimento do ano no Estado. Tenho quase certeza que ela não ficará restrita ao Recife, pois deve ganhar o mundo. Primeiro tivemos as falas de Marcos Vilaça e Margot Monteiro. Depois os convidados foram até o primeiro andar, a escada que leva até lá, onde repousa a Fernando Pessoa – uma coleção, alguns degraus tem poesias dele. A exposição marca os 80 anos da morte de Pessoa e comemora os 100 anos da revista Orpheu, dirigida por ele, publicação que marcou o primeiro modernismo em Portugal.

b-fred-pernambucano-nadja

O acadêmico Frederico Pernambucano à côté Nadja (Foto: Fernando Machado)

b-gracita-ricardo-brennand

Dona Gracita e Ricardo Brennand (Foto: Fernando Machado)

Essa exposição, inédita, levará os visitantes a conhecer e reconhecer toda a multiplicidade da obra do poeta português, que se revela nos versos assinados por seus 127 heterônimos – personagens com identidade própria – e pelo próprio Pessoa. Com curadoria de Renata Pimentel com a identidade visual assinada por Otávio Falcão e o projeto expográfico por Rinaldo Carvalho.

b-helio-masur-samara-hamad-neide-evandro-carvalho

Hélio Masur, Samara Hamad, Neide e Evandro Carvalho (Foto: Fernando Machado)

b-marcelo-navarro-margarida-cantarelli

O ministro Marcelo Navarro e a desembargadora Margarida Cantarelli (Foto: Fernando Machado)

A mostra apresenta uma linha do tempo que conta a trajetória do poeta, além de originais de manifestos, prefácios, traduções, fotografias, obras raras, além de objetos pessoais do poeta português. Entre os itens, destacamos a primeira edição de um dos livros favoritos de Fernando Pessoa, Os Lusíadas, de Luiz de Camões (Edição E/E 1572), e da segunda edição da obra, chamada edição “dos Piscos” (1584).

b-jose-paulo-cavalcanti-filho-rinaldo-carvalho

José Paulo Cavalcanti Filho e Rinaldo Carvalho (Foto: Fernando Machado)

b-mauricio-arraes-roberto-ploeg

Mauricio Arraes e Roberto Ploeg (Foto: Fernando Machado)

A obra rara estará na mostra apenas na noite de abertura, sendo substituída nos demais dias da exposição pela segunda edição. O visitante teve a oportunidade de ver outras raridades, como números originais da revista Orpheu; cartas de Pessoa direcionada aos grandes amigos Antônio Botto e Luís de Montalvor; caderno com manuscritos originais de Pessoa, com o heterônimo Ricardo Reis, óculos e orignon em ouro, entre outras peças.

b-maria-do-carmo-calado-margot-monteiro-rinaldo-carvalho

Maria do Carmo Calado, Margot Monteiro e Rinaldo Carvalho (Foto: Fernando Machado)

b-padre-edivaldo-geralda-farias

Padre Edvaldo Gomes e Geralda Farias (Foto: Fernando Machado)

No Salão Cicero Dias, no hall de entrada, temos uma exposição de 50 artistas plásticos, inspirados em Fernando Pessoa. Na primeira noite foram vendidos quase trabalhos, quando citaríamos George Barbosa, Roberto Ploeg e Rinaldo Carvalho. Ainda temos trabalhos de Elisio Moura, José Cláudio, Mane Tatu, Mauricio Arraes, Pragana, Margot Monteiro, Álvaro Caldas, e Ângela Agra. A Associação dos Amigos do Museu, cuja presidente é Maria do Carmo Calado, receberá 10% das vendas.

b-fernando-oliveira-roque-de-brito-alves

Os academicos Reinaldo de Oliveira e Roque de Brito Alves (Foto: Fernando Machado)

b-tancredo-albuquerque

Tancredo Albuquerque imitando que está teclando a máquina de escrever de Pessoa (Foto: Fernando Machado)

O coquetel foi grifado pela Arcádia e no cardápio bolo de noiva grifado por Socorro Cruz, regado com espumante Cava Codorniu Classico, além de suco de frutas da época. Museu do Estado de Pernambuco, fica Avenida Rui Barbosa, 960, nas Graças. A mostra ficará aberta ao público até o dia 6 de dezembro, nos Horários: terça a sexta das 9h às 17h, sábados e domingos das 14h às 17h. Entrada: R$ 6,00 inteira e R$ 3,00 meia entrada. Agendamento de visitas em grupo no (81) 3184.3174.

Gostou ?
Compartilhe !