Fernando Machado

Festival Gastronômico de Pernambuco 2015

a-chefs-cuisne-gregorio-rosa

A foto oficial dos chefs by Gregório Rosa

Sem dúvida alguma Ana Lins, Cesar Santos, Márcio Sena e Luciano Roberto acertaram em cheio ao fazer o coquetel de abertura do XV Festival Gastronômico de Pernambuco, no Sheraton Resrva do Paiva. O local é belíssimo. E o encontro foi tão bonito que dava gosto. Tudo aconteceu no Salão Luiz Felipe Brennand que recebeu uma decoração majestosa assinada por Robson Chagas. O Festival Gastronômico de Pernambuco, este ano, teve como tema A Boa Mesa Pernambucana.

a-cesar-santos-ana-lins-luciano-roberto-marcio-sena

César Santos, Ana Lins, Luciano Roberto e Márcio Sena (Foto: Fernando Machado)

a-fernando-fonseca-massayoshi-matsumoto-guido-stutz-arturo-pinto

Fernando Fonseca, Masayoshi Matsumoto, Guito Stutz e Arturo Pinto (Foto: Fernando Machado)

No item musica tivemos o DJ Fernando Ramos e a banda instrumental Kalouv que apresentou um setlist jazz com sabor de pernambucanidade. Voltando para a decoração. Na área central do ballroom repousava uma árvore de pitanga, cujos galhos recheados de helicônias rostratas, caiam em cascata, sobre as mesas, dando um toque de magia ao salão. Também podia-se notar várias mesas com arranjos de flores (musa, cristais e orquídeas). Tudo nas cores verde ao lilás.

a-ricardo-socorro-lapenda-alcides-fatima-spindola

Ricardo e Socorro Pinto, Alcides e Fátima Spindola (Foto: Fernando Machado)

a-fabio-benevides-claudio-manoel

Fábio Benevides e Cláudio Manoel (Foto: Fernando Machado)

O bufê grifado pelo chef Fernando Fonseca era de ser comer de joelhos. Apicius deve ter ficado morrendo de inveja com o maravilhoso cardápio. Na ilha de finger foods tinha lagosta com pepino doce e cebolinho (estava de se rezar para São Paulo da Cruz), polvo com batata doce e cebola roxa com vinagre, camarão com salsa de manga picante, bruschetta de linguiça de frango e mostarda, wrap de bacalhau com azeitona e cebola roxa e salada de frango com Coleslaw. No coquetel  volante destacamos espetinhos de frango com bacon, moela com tomate picante, bobó de camarão, calabresa com banana e chilli doce.

a-marcos-arraes-carla

Marcos Arraes à côté Carla (Foto: Fernando Machado)

a-manoela-lisboa-bifa-fernandes

Manoela Lisboa e Biva Fernandes (Foto: Fernando Machado)

E pensa que terminou por ai, vai ficar com os lábios salivando, pois na ilha de quentes podia-se degustar moqueca de peixe e frutos do mar, frango com pimentão e abacaxi agridoce, açorda de frutos do mar (esse prato genuinamente português vez o maior sucesso e pataniscas de serigado. Quem não foi fique salivando estas gostosuras. Antes da fotografia oficial dos chefs usando dolmã, pelo fotografo Gregório Rosa, Ana Lins fez uma saudação. Neste momento me bateu um banzo e lembrei-me do governador Eduardo Campos que nunca deixou de prestigiar o evento e vestido de dolmã seguia para a foto oficial.

a-mariana-lobobeth-ithamar

Mariana Lobo e Beth Ithamar (Foto: Fernando Machado)

a-tereza-melo-lais-belo-yolanda-celeste-ana-paula-oliveira

Tereza Melo, Laís Belo, Yolanda Celeste e Ana Paula Oliveira (Foto: Fernando Machado)

Pela primeira vez a abertura do evento não contou com os chefs convidados, pois somente ontem eles começaram a chegar ao Recife. De amanhã até sábado, o Azú recebe o chef Daniel Pinho (RJ), o Chiwake Alexandre Meirno (RS), Horário’s Bistrô Pedro Machado (RJ), La Comedie Paulo Pinho (Petrópolis) e o Sheraton Reserva do Pai, Maria Victoria (RJ).

a-sandra-leal

Sandra Leal (Foto: Fernando Machado)

a-robson-lustosa-andre-wanderley

Robson Lustosa e André Wanderley (Foto: Fernando Machado)

Entre 28 e 31, Jaime Barcelos (SC) fica no Beijupirá de Olinda, Marcones de Deus (RJ) no Beijupirá Reserva do Paiva, Fabiano Almeida (RJ) no Chicama, Assis (ES) no Oficina do Sabor, (Clovis Vianna (MG) no Peixe na Telha, Isaias Neries (RJ) no Senac, Mara Alcamim (DF) no Varanda e Volkmar (RJ) no Wiela Bistrô. E entre os dia 30 de outubro e dois de novembro, o Chica da Silva recebe Renata Carvalho de Brasilia. Eu deixei o Sheraton com aquele gostinho de quero mais.

Gostou ?
Compartilhe !