Fernando Machado

É tempo de Fliporto

Ontem o Restaurante Mingus, em Boa Viagem, por quase três horas virou a Meca da Literatura e isso se deve à coletiva de imprensa para o lançamento da Fliporto 2009. O vírus da literatura contaminou os jornalistas que foram ávidos pelas novidades da Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas, que acontecerá entre os dias 5 e 8 de novembro.

f-mario-helio-antonio-campos-eduardo-cortes5
Mário Hélio, Antônio Campos e Eduardo Cortes os responsáveis pelo sucesso da Fliporto (Foto: Fernando Machado)

O mestre cerimônia, Klever Schneider, convidou o coordenador do encontro cultural, o gentleman Antônio Campos, que sentou à mesa principal com seu cortejo literário. Pedro Ivo (Fliporto Criança), Mônica Silveira (Espaço Bohemia Casa Latino-América), Mário Helio (programação literária), Cláudia Cordeiro (Fliporto Digital), Luiz Cardoso Ayres Filho e Antônio Bertini (Cinefliporto).

f-pedro-ivo-monica-silveira-mario-helio-antonio-campos
Pedro Ivo, Mônica Silveira, Mário Hélio e Antônio Campos na mesa principal (Foto: Moacir Dantas)

Antônio Campos o cara que tem a arte de desafiar as incertezas comandou as falas e enfatizou que a palavra chave da Fliporto é o dialogo. Cada um dos seus assessores contou as novidades do setor. Como todos sabem o grande homenageado do encontro será o poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto, que não precisa apresentações.

f-diego-jatoba
O secretário de Turismo de Ipojuca Diego Jatobá (Foto: Moacir Dantas)

A Fliporto está recheada de atrações. Um dos destaques do evento é o autor uruguaio Eduardo Galeano. No segundo dia temos uma inovação o mix da tradição popular da Espanha e do Brasil na poesia de João Cabral contada pelo tradutor Lawrence Flores Pereira e pelos repentistas Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano. Imperdivel!

f-lula-cardoso-ayres-filho
Luiz Cardoso Ayres Filho empresta seu talento ao Cinefliporto (Foto: Fernando Machado)

E para não dizer que faltou um furinho temos a estréia do Clube do Leitor e-book, a nova sensação dos antenados na internet. Na Casa Latino, Mauro Mendonça lança seu livro Em busca da perfeição, Rosa Maria Murtinho a sua Simples Magia e Antônio Calloni sua Paisagem vista do trem. O jornalista francês do Le Monde, Jean-Pierre Langellier virá de Paris proferir uma palestra.

f-lawrence-flores-div
O tradutor Lawrence Flores Pereira (Foto: Divulgação)

A abertura da Fliporto será às 17h com a orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música, sob regência do maestro José Renato Accioly, interpretando Heitor Villa-Lobos. Na sequencia temos a conferencia inaugural Os Espelhos da Memória, por Eduardo Galleano, apresentado pelo escritor Cláudio Aguiar e depois coquetel.

f-eduardo-galleano-eduardo-piccoli1
O escritor Eduardo Galleano (Foto: Eduardo Piccoli)

Também serão vendidos passaportes para os interessados, para um dia (15 reais) e três dias (50 reais). É bom lembrar quase 60% das atrações são grátis. A Fliporto 2009 está orçada em 1,3 milhões de reais. Caso Antônio Campos tivesse no tatame teria ganho por uppon, por seu golpe perfeito.

f-porto-de-galinhas-rafael-medeiros
Uma vista aérea da Praia de Porto de Galinhas (Foto: Rafael Medeiros)

Depois foi servido almoço, por sinal muito elogiado, preparado pelo chef Luiz Rogério. Para vocês ficaram de água na boca, o cardápio rezava na entrada carpaccio de carne ao perfume de tangerina, alcaparras, parmesão e torradas ou picadinho de filé mignon, fondue de brie ao alho-poró. Como prato principal três opções: coração de filé, penne gratinado ao molho de estragão; penne ao molho de tomate fresco e mussarela de búfalo gratinado ou filé de pescada amarela grelhada com risoto de alho-poró e balsâmico. Como sobremesa marquise de chocolate com renda de castanha e coulis de morango ou espumone de queijo minas e goiaba.

Gostou ?
Compartilhe !