Fernando Machado

Blog

Categoria Diversos

Wilfred e as bandas heavy-metal

Pesado – Origem e consolidação do metal em Pernambuco, do jornalista Wilfred Gadêlha, será relançada amanhã, às 19h, no Centro Cultural Correios. Esta segunda edição é revisada, ampliada e publicada pela Cepe Editora. Com 336 páginas, o livro ainda dá direito a QR Code, como uma autêntica trilha sonora de 15 músicas – uma para cada capítulo – escolhidas a dedo pelo autor para acompanhar a leitura.

Humberto Brito (Acervo: Levi Cerqueira)

Após escrever a primeira versão do livro, surgiu o documentário Pesado – que som é esse que vem de Pernambuco, do qual Wilfred foi idealizador. O material audiovisual foi outro sucesso tão de peso que incentivou novas bandas de metal a se formarem e fez outras tantas que estavam paradas ressurgirem. Amparado por pesquisas sociológicas, o livro não se prende a cronologia – vai e volta no tempo diversas vezes sem se perder. “Quem curtia heavy metal nos anos 1970 curte até hoje”, justifica o autor, que tem uma banda de heavy metal, a Will2Kill.

Plague Inside (Acervo de Wilfred Gadelha)

Dividida em três partes – O espaço, O som, A imagem -, a obra dá voz gutural a protagonistas como a primeira banda de heavy metal pernambucana, a Herdeiros de Lúcifer, que fez o primeiro show em 1983. Os poucos headbangers locais que existiam lá pelos anos 1970 foram muito bem acolhidos na loja de discos de som pesado e residência do lendário, esquisitão e gente fina Humberto Luiz de Brito, na Rua da Matriz, 97, na Boa Vista.

Fatos Diversos

Será inaugurado hoje, às 19h, o Shopping Patteo Olinda, empreendimento do Grupo CM, leia-se o presidente Celso Muniz e da HBR Realty. O projeto foi grifado pelos arquitetos Eric Perman, Wilson Marchi, Sandra Pini e Benedito Abbud.

Na próxima quinta-feira, 20h, no Dom da Villa Ritinha, no bairro da Boa Vista, vamos ter o vernissage da exposição das obras de Marcos Carvalho. Na curadoria da mostra que ficará em cartaz até o dia 26 de maio está é Klaus Meyer.

Parabéns, André Ramos!

Bruno Chateaubriand, Marina Caruso e André Ramos (Foto: Instagram)

O palacete da Gávea do empresário André Ramos bu Guccy, sexta-feira, estava fervilhando de alegria e glamour no jantar que seu amigo Bruno Chateaubriand by YSL o ofereceu por conta dos seus 43 anos. André e Bruno foram casados durante 18 anos, mas atualmente eles são apenas grandes amigos. Os dois são figuras prestigiadas e elegantes no high carioca.

André Ramos e Baby do Brasil (Foto: Instagram)

Leninha Pinto, Vanessa de Oliveira e Madeleine Saade (Foto: Instagram)

Entre os 150 convidados que foram ao party destacamos o ator Stênio Garcia, a cantora Baby do Brasil, Beth Pinto Guimarães, Narcisa Tamborindeguy, Gabriel Monteiro de Castro, Madeleine Saade, Pinha Mello Franco, Vanessa de Oliveira, Márcia Veríssimo, Bernanrdo Cantuária, Marcelo Calero. E tudo acabou às 6h30 do sábado.

Stenio Garcia, André Ramos, Gabriel Monteiro de Castro e Marilene Saade (Foto: Instagram)

Fatos Diversos

Janaína Guerra e Luciano Lacerda, do Villa Garden Paisagismo, inauguram quarta-feira, às 18h30, loja compacta no Shopping da Decoração, em Boa Viagem. Na ocasião, acontece um papo com o paisagista Luciano Lacerda.

Daniela Dambros na Galleria Vittorio Emanuelle II, em Milão (Foto: Instagram)

A arquiteta Daniela Dambros aproveitou a viagem por Milão e foi curtir a luxuosa Galleria Vittorio Emanuele II. No roteiro da viagem, visitas a Isaloni, maior feira de móveis do mundo. As tendências por lá garimpadas estarão, em breve, no seu escritório do Recife.