Fernando Machado

Yanê, a Morena Tropicana de Olinda

Ontem, o Palácio dos Governadores de Olinda, construído no século XVII, iluminado por lampiões imperiais que conserva ainda o piso e as escadarias da nobreza e janelões com varandas de ferro, molduras de pedra e frontão triangular, serviu de cenário para a entrega do titulo de Cidadã de Olinda para a carioca Yanê Montenegro.

y-yane-alceu-valenca
Yanê Montenegro e Alceu Valença em noite prestigiada (Fotos: Fernando Machado)

O Palácio um retrato vivo da nossa história – que por três vezes o Brasil foi governado a partir de Pernambuco, por Vice-Governadores, não esquecer que no século XIX, instalou-se o antigo Paço da Assembléia Constituinte e Legislativa da Confederação do Equador, e que em 1852, os Cursos Jurídicos – estava lotado de artistas, políticos e acima de tudo por amigos.

y-renildo-calheiros-ronan-drummond
Renildo Calheiros e Ronan Drummond

O evento aconteceu no Salão do Fórum e na mesa principal estavam o prefeito Renildo Calheiros, os vereadores João Luiz Júnior e Marcelo Santa Cruz, Alceu Valença, Jayme Asfora, Manoel Messias, a secretária Márcia Souto e a Morena Tropicana. Tivemos as falas de Renildo, Marcelo (autor da proposta do titulo), Jayme e Yanê.

y-anturio-madureira-claudio-almeida
Antúrio Madureira e Claudio Almeida

Muito bonito o discurso de Yanê, que estava em grande noite num modelo by Francisca. Seu speech foi um verdadeiro poema de amor à Olinda e aos amigos. Depois na Sala de Reunião do prefeito, no primeiro andar, cujas paredes são cobertas de telas do artista plástico Bajado e uma imensa de Tereza Costa Rego, aconteceu a recepção maravilhosa. Yanê, ao lado do marido, Alceu e do filho Rafael, foi muito cumprimentada.

y-marcos-tiago-amorim
Marcos e Tiago Amorim

O bufê da Oficina do Sabor, leia-se o chef César Santos, era de se comer rezando. Quando foi dado o start aconteceu uma verdadeira peregrinação à mesa, para degustar as maravilhas da gastronomia pernambucana. Agora leiam o cardápio: ensopadinho de siri e de aratu, escondidinho de charque, sarapatel, quadrados de carneiros guisados, farofa de cuscuz, quiche de queijo coalho, salada de folhas nobres com tomates cereja.

Gostou ?
Compartilhe !