Fernando Machado

Wilfred e as bandas heavy-metal

Pesado – Origem e consolidação do metal em Pernambuco, do jornalista Wilfred Gadêlha, será relançada amanhã, às 19h, no Centro Cultural Correios. Esta segunda edição é revisada, ampliada e publicada pela Cepe Editora. Com 336 páginas, o livro ainda dá direito a QR Code, como uma autêntica trilha sonora de 15 músicas – uma para cada capítulo – escolhidas a dedo pelo autor para acompanhar a leitura.

Humberto Brito (Acervo: Levi Cerqueira)

Após escrever a primeira versão do livro, surgiu o documentário Pesado – que som é esse que vem de Pernambuco, do qual Wilfred foi idealizador. O material audiovisual foi outro sucesso tão de peso que incentivou novas bandas de metal a se formarem e fez outras tantas que estavam paradas ressurgirem. Amparado por pesquisas sociológicas, o livro não se prende a cronologia – vai e volta no tempo diversas vezes sem se perder. “Quem curtia heavy metal nos anos 1970 curte até hoje”, justifica o autor, que tem uma banda de heavy metal, a Will2Kill.

Plague Inside (Acervo de Wilfred Gadelha)

Dividida em três partes – O espaço, O som, A imagem -, a obra dá voz gutural a protagonistas como a primeira banda de heavy metal pernambucana, a Herdeiros de Lúcifer, que fez o primeiro show em 1983. Os poucos headbangers locais que existiam lá pelos anos 1970 foram muito bem acolhidos na loja de discos de som pesado e residência do lendário, esquisitão e gente fina Humberto Luiz de Brito, na Rua da Matriz, 97, na Boa Vista.

Gostou ?
Compartilhe !