Fernando Machado

Viva São João!

“A fogueira está queimando em homenagem a São João. E o forró já começou.” Foi nesse clima que a senhora Misa Lilioso abriu sua residência da Encruzilhada, quarta-feira, para um ceia junina em torno de um pequeno grupo de amigos. O bufê estava maravilhoso (arroz doce, bolos de mandioca e de tapioca, pé-de-moleque, pamonha, canjica, rabanada, milho cozido e assado. Além de um arrumadinho de charque).

c-gilton-misa-lilioso-walter
Misa Lilioso entre os freis Gilton e Waltar (Fotos: Fernando Machado)

A casa estava linda decorada com bandeiras, verde e amarela, balões, e muita boneca de pano. Sobre a mesa principal uns arranjos, ao invés de flores, caiam minúsculos balões. Noutro recanto um altar com os três santos do ciclo junino: Santo Antônio, São João e São Pedro. Um grupo de franciscanos animou o encontro cantando musicas juninas, daquele tempo onde o forró, o xaxado e o baião arrasavam.

c-lucinaldo-alleanderson-edilson-diego-misa-faustino
Freis Lucinaldo, Alleanderson, Edilson, Diego e Faustino com Misa em tempo de musica junina

Na hora de acender a fogueira Frei Dominogs Sávio fez a prece do fogo e rezou pelos que estão sofrendo com as enchentes. “Olha pro céu, meu amor. Vê como ele está lindo. Olha praquele balão multicor. Como no céu vai sumindo. Foi numa noite, igual a esta”, e estava mesmo muito somente faltaram os tradicionais balando subindo. E para que se no céu reinava uma lua cheia.Frei Edmar foi o churrasqueiro oficial da noite.

Gostou ?
Compartilhe !