Fernando Machado

Viva Portugal!

Resultou num sucesso a celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas realizada, terça-feira, à noite, no Gabinete Português de Leitura. Recebendo os convidados estava o presidente em exercício do Gabinete, Celso Stamford Gaspar. O agradável encontro foi encerrado com um coquetel e uma apresentação do Trio Capibaribe, grupo que mistura influência jazzística e ritmos nordestinos.

p-dietmar-monika-bock-celso-gaspar-adriano-moutinho-jaime-patricia-beseman-maíra-gamarra

Dietmar e Monika Bock, Celso Gaspar, Adriano Moutinho, Jaime Berseman e Patrícia (Foto: Maira Gamarra)

Durante o encontro tivemos uma palestra do consultor Francisco Cunha, que falou sobre semelhanças na forma de ocupação geográfica de cidades brasileiras, como Olinda e Salvador, e lusitanas, a exemplo de Lisboa. Ele também abordou a qualidade das calçadas da capital pernambucana, assunto que virou tema de um dos seus mais recentes livros. No final Francisco foi muito aplaudido.

p-francisco-cunha-maira-gamarra p-manuel-tavares-maira-gamarra

Francisco Cunha e Manuel Tavares (Fotos: Maira Gamarra)

Não devemos esquecer nunca aquele prefeito depredador do Recife, João Paulo, que tirou do calçadão da Avenida Boa Viagem, as pedras portuguesas, cujos desenhos remetiam as nossas jangadas. Um crime irreparável. Já imaginou se um desequilibrado fizesse isso com o calçadão de Copacabana? Claro nunca mais seria eleito para nada. O daqui continua dando as cartas como deputado federal e querendo ser senador pelo PT.

p-ana-pereira-george-cabral-maíra-gamarra

Ana Pereira e George Cabral (Foto: Maira Gamarra)

Entre as presenças destacamos os presidentes José Luiz da Mota Menezes (Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambucano), Manuel Tavares (Conselho da Comunidade Portuguesa de Pernambuco ), Luiz Vilela (Clube Português) e Fátima Quintas (Academia Pernambucana de Letras), a desembargadora federal Margarida Cantarelli, Joaquim Amorim (vice provedor do Real Hospital Português), as escritoras Laura Areias e Esmeralda Camacho, Marcelo Cordeiro (superintendente da Polícia Federal).

p-adriano-moutinho-joaquim Amorim-maira-maíra-gamarra

Adriano Moutinho e Joaquim Amorim (Foto: Maira Gamarra)

Pelo Corpo Consular destacamos  Adriano Moutinho (vice-cônsul de Portugal), Dietmar Bock e a consulesa Monika (ele, cônsul geral da Alemanha) e Jaime Beserman com a consulesa Patricia (ele consul geral da Argentina). O vinho do Porto e o bolo Pão de ló também fizeram sucesso no encontro.

Gostou ?
Compartilhe !