Fernando Machado

Viva, Portugal! Viva Camões!

Marco Ferreira de Melo, José Luís Carneiro, Jorge Cabral e Celso Gaspar (Foto: Fernando Machado)

Richard Reiter e Valéria (Foto: Fernando Machado)

O Gabinete Português de Leitura foi fundado pelo médico e jornalista João Vicente Monteiro, em 1 de novembro de 1850, durante sessão solene no Teatro Apolo. No ano seguinte o Gabinete foi transferido para uma modesta sobre loja de um imóvel na Rua da Cadeia Velha, 40, atualmente Marquês de Olinda, no Recife Antigo. Ele foi criado a partir da necessidade que um grupo de portugueses que sentia falta de um ponto de encontro e reunião.

Iuri Maia Leite e Jorge Cabral (Foto: Fernando Machado)

O acervo era igualmente modesto e contabilizava pouco mais de 20 livros, sendo guardado numa pequena estante, que hoje está exposta como peça de destaque no suntuoso Salão Nobre da sede da instituição, um prédio de três andares, em estilo eclético, à Rua do Imperador Pedro II, no bairro de Santo Antônio. Agora o GPL tem um acervo estimado mais de 80 mil títulos, incluindo obras raras dos séculos XIX, XVIII e XVII, e à disposição do público. O espaço dispõe, ainda, de uma sala de estudos, para 50 pessoas, climatizado e com wifi liberada.

Silvia Carvalheira (Foto: Fernando Machado)

Lá podemos consultar edições diárias de jornais de Pernambuco e Portugal. O Gabinete Português de Leitura de Pernambuco é muito imponente de três andares. Ele começou a ser construído no inicio de 1909, e foi projetado por Rodolfo Lima, especialista de arte gótica de igrejas. A primeira reforma da Sé de Olinda foi grifada por Rodolfo Lima. A segunda reforma coube ao arquiteto José Luiz da Mota Menezes. Sua inauguração aconteceu em 1921. Em 1937, foi vítima de um incêndio de grandes proporções.

Margarida Cantarelli e a vice-reitora da Universidade Coimbra Madalena Alaracão (Foto: Fernando Machado)

Seu mobiliário é quase todo do século 18 e 19. O Salão Nobre é de uma exuberância sem limites, onde se respira história. O vitral colocado abaixo da clara bóia é lindo. Pois foi neste cenário que aconteceu, segunda-feira à noite, a recepção comemorativa ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. De Lisboa veio. Especialmente para a recepção vieram o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luis Carneiro e de Brasilia, o embaixador de Portugal Jorge Cabral.

Jorge Cabral e Laura Areias (Foto: Fernando Machado)

No tablado onde ficou a mesa principal, em jacarandá torneada, podíamos ver o pedestal com a imagem de bronze de Luiz de Camões (1524/1580), as bandeiras do Brasil e de Portugal. Do alto duas telas, uma de João Vicente Monteiro e a outra de Jordão Emerenciano. Do teto caiam quatro lustres de bronze com adereços de alabastros. Sentaram à mesa José Luis Carneiro, Jorge Cabral, o vice cônsul Marco Ferreira de Melo, o presidente do GPL Celso Stamford Gaspar, entre outros.

Fernando Guerra e José Rodrigues Paiva (Foto: Fernando Machado)

O mestre de cerimônia foi Silas da Costa e Silva que convocou a todos, em sinal de respeito, levantarem para as execuções dos hinos do Brasil e Portugal. Depois tivemos, na ocasião, duas falas: a de Celso Stamford Gaspar e a de José Luís Carneiro. Ainda tivemos a apresentação do Grupo Literatrupe, onde atores e músicos referenciaram Fernando Pessoa e Camões. Na sequência José Luis Carneiro entregou para Celso Gaspar a Ordem do Infante Dom Henrique, pois o Gabinete Português de Leitura foi admitido pelo presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa, Membro Honorário. Depois foi servido um coquetel assinado pelo bufê de Rose Beltrão.

Secretário de Relações Internacionais da PCR Giovani Andrade Oliveira e Mariana Barreto Campelo (Foto: Fernando Machado)

A parte musical ficou por conta do tecladista Lúcio Azevedo e cantora Juliana Cumaru. O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que já tinha mostrado ser simpático e atencioso com todos, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro e o embaixador Jorge Cabral deram mais um exemplo de simplicidade e elegancia. No final da parte oficial eles não se omitiram para fotografias e selfies. É bom lembrar que o presidente luso, Marcelo Rebelo de Sousa, prestigiou a data realizada, também segunda-feira, no Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro.

George Cabral e Souza e Marcos Prado (Foto: Fernando Machado)

O Grupo Literatrupe (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !