Fernando Machado

Viva Portugal!

p-alberto-ferreira-da-costa-marco-ferreira-de-mello-celso-stamford-gaspar-carlos-lima

Alberto Ferreira da Costa, Marco Ferreira de Mello e Celso Stamford Gaspar (Foto: Carlos Lima)

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, foram comemorados, sexta-feira, à noite, no salão nobre do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco. Na Sala de Exposições, todos puderam conferir a retrospectiva do artista plástico e poeta Marcos Cordeiro. Logo depois, foi composta a mesa da sessão solene com participação de Celso Stamford Gaspar; Vicente Miranda; Marco Ferreira de Melo; Maria Sílvia Barbin Laurindo; Alberto Ferreira da Costa; João Jorge Barbosa; Luís Vilela e Gustavo Krause.

p-armenio-dias-gustavo-krause-josé-miranda-carlos-lima

Armênio Dias, Gustavo Krause e José Miranda (Foto: Carlos Lima)

Tivemos três falas: Uma de Gustavo Krause que falou sobre o Brasil em Crise: Diagnóstico e Perspectivas. Ele iniciou explicando a influência portuguesa no Brasil. Afirmou que “é um país a quem devemos nossa ancestralidade, por isso faz parte da minha primeira saudação. Como mestiço, faço parte da civilização que os portugueses nos legaram nos trópicos e fazer parte disso, para mim, é um grande orgulho”. Na seqüência tivemos um coquetel tendo como fundo musical a Orquestra Universal, tocando musicas portuguesas.

p-margarida-cantarelli-alberto-ferreira-da-costa-carmem-costa-carlos-lima

Margarida Cantarelli, Alberto e Carmen Ferreira da Costa (Foto: Carlos Lima)

A segunda foi de Marco Ferreira de Melo, vice-cônsul de Portugal no Recife, falou sobre a importância da língua portuguesa, que ultrapassa seu país nativo, e saudou a data e a terceira a de Celso Stamford Gaspar, presidente em exercício do GPL-PE, disse entre outras coias que “é uma noite de festa para a congregação nesta data tão importante”. Lembrou ainda que em 1850, os portugueses não tinham lugar para se reunir e, finalizou: “aqui estamos exercendo nosso papel de receber os compatriotas e descendentes. Sinto, então, muita alegria por isso”.

Gostou ?
Compartilhe !