Fernando Machado

Viva os Maracatus


A Rainha Marivalda Santos e o Rei Cleiton Augusto da Silva, do Estrela Brilhante (Foto: Fernando Machado)

Não são somente os antropólogos ou coreógrafos que se curvam para os Maracatus de Pernambuco. Claro que não podemos esperar que os fãs das Bandas Eva, Calypso, entre outras se rendam à riqueza de um Baque Solto ou de um Baque Virado. É querer exigir demais deles, né? Até alguns sambistas estavam na concentração da Avenida Nossa Senhora do Carmo aplaudindo suas manobras.


Amara Santana e Erasmo Rodrigues do Estrela Brilhante (Foto: Fernando Machado)

Os maracatus são daquelas imperdíveis tradições da cultura de Pernambuco. E entre seus integrantes não encontraremos estrelas e sim pessoas anônimas, humildes e seguidoras leais das alfaias. Pois foi assim triunfal que eles desfilaram sábado para receberem seus troféus. Muitos vieram do interior carregando o peso da realeza rural.


Sérgio Trindade e Mãe Nadja do Leão de Campina (Foto: Fernando Machado)

O primeiro lugar do Grupo 1, dos Maracatus de Baques Soltos foi o Estrela Brilhante de Nazaré da Mata e o Maracatu Leão Mimoso faturou o segundo lugar. Pelo Grupo 2, o Maracatu Leão da Mata Norte de Tracunhaém ficou no primeiro lugar e o Maracatu Pavão Misterioso de Upatinga, de Aliança, o segundo lugar.


Que beleza essa ala do Bola de Ouro (Foto: Fernando Machado)

Do Grupo Especial o primeiro lugar foi para Maracatu Leão de Ouro de Condado e o segundo para o Maracatu Cruzeiro do Forte. No Grupo de Acesso, o primeiro lugar foi para o Maracatu Águia Dourada de Glória de Goitá e o segundo para o Maracatu Gavião da Mata, também de Glória de Goitá.


Ana Paula de Souza e Fernanda de Fátima da Silva do Estrela Brilhante (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !