Fernando Machado

Viva l’Itália!

i-palco

No palco o pianista André Mehmari e o saxfonista Javier Girottoy (Foto: Fernando Machado)

O Teatro de Santa Isabel, inaugurado em 18 de maio de 1850, foi cenário, anteontem, da comemoração da Data Nacional da Itália. Com projeto do engenheiro francês Louis Léger Vauthier este teatro representou a obra de maior vulto no projeto de modernização idealizado pelo governador Francisco do Rego Barros (Conde da Boa Vista). Para muitos é o mais belo teatro do império. No estilo neoclássico foi palco de grandes acontecimentos nas áreas política, social e cultural.

i-angelo-maria-bicciré-renata-bueno2

O cônsul Ângelo Maria Bicciré e a deputada Renata Bueno (Foto: Fernando Machado)

i-amy-reichert-alejandra-bomben

As vice-cônsules Amy (Estados Unidos) Reichert e Alejandra (Argentina) Bomben (Foto: Fernando Machado)

Ali se apresentaram, entre outros grandes nomes, o pianista Arthur Rubinstein e Claudio Arrau, o violinista Isaac Stern; dançaram as divas do balé Anna Pavlova e Margot Fonteyn. Também não podemos esquecer a passagem de Carlos Gomes, das atrizes Fernanda Montenegro e Itália Fausta, dos primeiros Bailes de Máscaras, e da cena inesquecível de Castro Alves declamando uma poesia de sua autoria para seu grande amor Eugenia Câmara, além é claro dos discursos notáveis de Joaquim Nabuco, Ruy Barbosa, Tobias Barreto e José Mariano.

i-dietmar-bock-monika

O cônsul geral da Alemanha Dietmar Bock e a consulesa Monika (Foto: Fernando Machado)

i-margarida-cantarelli-joão-bosco-de-almieda-edna

A imortal Margarida Cantarelli, o secretário João Bosco de Almeida e Edna (Foto: Fernando Machado)

O Teatro de Santa Isabel recebeu esse nome em homenagem a Santa Isabel, Rainha de Portugal. Dom Pedro II e a Imperatriz Tereza Cristina pontificaram suas presenças no local. Pois bem foi neste cenário de muita elegância e glamour que o cônsul da Itália Ângelo Maria Bicciré comemorou a Data Nacional do seu país. Primeiro tivemos no foyer do teatro um coquetel dos deuses grifado pelo restaurante italiano La Pasta, leia-se o chef André Falcão.

i-stefan-ketter-claudia

O presidente da Fiat Stefan Ketter à côté Cláudia (Foto: Fernando Machado)

i-andré-falcão

O chef gato André Falcão (Foto: Fernando Machado)

No cardápio tínhamos fatias de pão italiano com burrata, tomate confitado com pesto de manjericão, pérolas de melão com fatias de presunto Parma, tartar de mignon, crostini com patê de Gorgonzola, geleia de amora, salada de fusille com tomate seco, azeitona preta e pesto de manjericão. Tudo isso regado a prosseco Treviso e Campari, mas italiano, impossível.

i-antonio-dubeux-iara

O cônsul honorário do México Antônio Dubeux e Iara (Foto: Fernando Machado)

i-grace-rosario-wilmara-kourrowski

Grace Rosário e Wilmara Kourowski (Foto: Fernando Machado)

Depois os convidados foram para o interior do Santa Isabel, onde tivemos a parte oficial. Subiram ao palco a hostess foi Vera Priori, que anunciou a execução dos hinos do Brasil e da Itália. Depois tivemos a saudação do cônsul italiano, que mostrou um vídeo sobre a Expo 2015, que acontecerá em Milão entre os dias primeiro de maio e 31 de outubro de 2015. Também tivemos a fala da primeira deputada ítalo-brasileira no parlamento italiano, Renata Bueno.

i-jailda-vitorio-laganá

Jailda e Vitório Laganá (Foto: Fernando Machado)

i-vera-priori-francesca-matarazzo-julieta-pontes

Vera Priori, Francesca Matarazzo e Julieta Pontes (Foto: Fernando Machado)

Entre outras coisas a parlamentar confessou que o consulado da Itália no Nordeste seria fechado, mas ela conseguiu reverter a decisão. Ajudando a receber estava a vice-cônsul Francesca Matarazzo, que chegou ao Recife de São Paulo há dois meses. Francesca frisou que está adorando o Recife. Uma pena que ela não conheceu ainda o nosso carnaval. Na sequencia tivemos o concerto do Duo Mehmari e Girotto. André Mehmari ao piano e Javier Girotto no saxofone apresentaram um programa excelente, da bossa nova até canções italianas. Este concerto faz parte do Projeto Itália na Copa.

Gostou ?
Compartilhe !