Fernando Machado

Viva Ieda Vargas!

ieda-vargas

Ieda Maria Vargas Athanazio em homenagem em Gramado, no Rio Grande do Sul (Foto: Divulgação)

Este blog homenageia a bela gaúcha Ieda Maria Vargas, que no próximo dia 31, fará 70 anos e foi eleita Miss Rio Grande do Sul, no dia 22 de junho Miss Brasil e no dia 20 de julho, Miss Universo de 1963. Ieda não é somente linda por fora, por dentro, ainda é muito mais. Na adolescência tinha como hobby jogar futebol com os três irmãos. Ieda é do tempo que o Brasil parava para assistir pela televisão ou no Maracanãzinho o Miss Brasil. Tempos que não voltarão mais.

ieda-brsil

Ieda Maria Vargas quando era coroada pela Miss Brasil de 1962, Maria Olivia Rebouças (Foto: O Cruzeiro)

O ator britânico Peter Sellers, que estava na comissão julgadora, do Miss Universo, em Miami, ficou tão impressionado com sua beleza que a convidou para estrelar no filme A Pantera Cor de Rosa. Ieda agradeceu, mas declinou o convite, preferiu se casar com José Carlos Athanazio e ser mãe de dois filhos. Por três anos Ieda Varas foi Madrinha do Concurso Rei e Rainha dos Estudantes de Pernambuco organizado or Muciolo Ferreira e este cronista, e nunca cobrou um tostão. Amo essa grande figura humana.

ieda-63-norma-nolan-ieda-gene-rayburn-manchete

Miss Universo de 1962, Norma Nolan, depois de coroar Ieda Vargas, ao lado do host Gene Rayburn (Foto: Manchete)

Ao voltar para o Brasil foi recebida por milhares de fãs, nas ruas de Brasília, onde foi recebida pelo também gaúcho e presidente João Goulart, no Rio de Janeiro, e claro em Porto Alegre, sua terra natal. A rede de televisão RBS, incluiu Ieda Vargas como os 20 Gaúchos que Marcaram o Século XX. Na lista estão, entre outros, Mário Quintana, Elis Regina, João Goulart, Getúlio Vargas, Lya Luft e Érico Veríssimo.

ieda-reirainha-ieda-vargas-bianca--figueiroa93

Jadson Salvador Gomes, Ieda Vargas e Bianca Figueiroa no Rei e Rainha dos Estudantes de 1993 (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !