Fernando Machado

Vatel – O Banquete no Mundo da Magia

O que mais o chef Douglas Van Der Ley enfatizou, quarta-feira, durante a coletiva de imprensa, para a apresentação do II Banquete de Vatel, foi que os convidados fossem de pretos. As mulheres de longos e os homens de smoking ou ternos pretos. O encontro aconteceu no seu bonito Restaurante É no estilo contemporâneo. Também participou do encontro o chef e patissier Gerard Jeanneau.

v-nayara-berenguer-douglas-van-der-ley-max-levay_006-em-baixa
A modelo Nayara Berenguer à côté Douglas Van Der Ley (Foto: Max Levay)

O local é vermelho tendo como decor uma árvore de pitangueira recoberta de pipoca, lampadas de led vermelho e alguns pingentes. Não esquecer um lustre de cristal dando um toque especial ao ambiente. Nas paredes repousam cinco espelhos from Turquia e uma tela da artista baiana Mariana Melo. As mesas são cobertas com toalhas artesanais bordadas com miçangas, paetés e lantejoulas from Turquia. Os portas guardanapos são de guipir também turcos.

v-licia-maranhao-claudia-freire
As chefs Licia Maranhão e Claudia Freire (Foto: Fernando Machado)

E ao som de musica indianas, depois ouvimos até bossa nova em inglês, Douglas explicou como será o Banquete de Vatel, que terá como tema Um Banquete no Mundo da Magia e acontecerá no dia 13 de abril, a partir das 21h, na Oficina Brennand, na Varzea.
Nessa mistura de magia e gastronomia a decoração será de Maria Odete Souto, Liliana Figueiredo e José Almir Junior.

v-joca-pontes-douglas-van-der-ley-gerard-jeanneau-hugo-provout-yoshi-matsumo-thiago-fidelis
Joca Pontes, Douglas Van Der Ley, Gerard Jeanneau, Hugo Prouvot e Yoshi Matsumo (Foto: Thiago Fidelis)

O jantar é uma homenagem ao chef François Vatel, cozinheiro da corte real francesa conhecido por transformar jantares em grandes espetaculos, assim como aos chefs Cesar Santos, Joca Pontes e Hugo Prouvot. A noitada irá passear pelo mundo da Alquimia, trazendo os quatros elementos – Terra, Ar, Água e Fogo – para serem degustados. Douglas que focar no evento a capacitação e a formação de profissionais.

v-fernanda-guerra
A jornalista Fernanda Guerra (Foto: Fernando Machado)

Durante a coletiva foi servido um cardapio de fazer inveja a Apicius. O chef Yoshi Matsumoto preparou um vieira e camarão em massa de chu-may, com cobertura de shoyo e gengelin, com cobertura de ervinha sisho. O chef Hugo Prouvot encantou a todos com uma terrine de cabrito com castanha de caju, o chef Joca Pontes serviu canapé de passoca de pato e guiné com farofa de coco e gengibre e o chef Cesar Santos um raviole de trufas e queijo de manteiga.

Gostou ?
Compartilhe !