Fernando Machado

Vassourinhas, Lenine & OSB

No próximo domingo, às 17h30, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu vai viver uma daqueles momento mágicos que somente a boa música pode oferecer. Estamos nos referindo ao concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência do maestro Leandro Carvalho, comemorando os 60 anos do grupo pernambucano Queiroz Galvão. E o mais importante: Aberto ao público e gratuito.

carol-boxwell-leandro-carvalho-marcio-victor

Carol Boxwell, Márcio Victer e Leandro Carvalho (Foto: Fernando Machado))

O programa será um passeio pela musica erudita, com pit stop na MPB e como não poderia deixar de ser, o frevo. Soube que o arranjo de Vassourinhas, composto por Mathias da Rocha e Joana Bezerra, vai arrasar quarteirão. Agora pasmem, Mathias e Joana, nunca foram homenageados no Carnaval do Recife. Estou ansioso para ouvir Vassourinhas by Leandro Carvalho. O solista é outro ícone da terra do frevo e do maracatu: Lenine.

b-matias-da-rocha

O esquecido compositor Mathias da Rocha (Foto: Arquivo)

Ontem, no Recife Palace, tivemos uma coletiva para falar deste notável encontro musical. A host foi Viviana Morilla, gerente de imprensa da OSB. Falaram na ocasião Marcio Victer e Carol Boxell, da Queiroz Galvão e o próprio regente Leandro Carvalho. Também tivemos exibições de dois vídeos (comercial e institucional da QG). O maestro Leandro Carvalho, nasceu em São Paulo, mas é um apaixonado pela nossa cultura graças a João Pernambuco.

b-lenine

O solista Lenine (Foto: Divulgação)

Leandro Carvalho, um dos fundadores da Orquestra do Estado de Mato Grosso, fez uma pós-graduação em História Social na UFPE, entre 1997 e 2000, e foi seguidor do Bloco das Ilusões. Na Orquestra Sinfônica Brasileira, composta de 80 músicos, tem quatro músicos pernambucanos, quando destacamos o violinista Clovis Pereira Filho. É bom lembrar que este concerto de domingo será  televisionado para todo o Brasil pela TV Cultura.

b-orquestra-rogerio-resende

Orquestra Sinfônica Brasileira (Foto: Rogerio Rezende)

Informação Cultural: A Orquestra Sinfônica Brasileira foi fundada pelos professores Djalma Soares, Antão Soares e Antônio Leopardi e seu primeiro concerto aconteceu no dia 11 de julho de 1940, em homenagem a Carlos Gomes. O primeiro diretor artístico da OSB foi o húngaro, radicado no Brasil, Eugene Szenkar.

Gostou ?
Compartilhe !