Fernando Machado

Usha Pitts a mais nova Cidadã de Pernambuco

Num plenário deslumbrante onde do teto cai um lustre de bronze com 640 pingentes de Cristais Bacarat do século XIX, adaptado para iluminação à querosene, à vela e finalmente à lâmpada. De quatro esculturas de mármore travertino (Justiça, Jurisprudência, Sabedoria e Eloquência) cujo autores são desconhecidos, a deusa de ébano do nosso Corpo Consular, a cônsul geral dos Estados Unidos, Usha Pitts, recebeu, quarta-feira, o titulo de Cidadã do Recife.

a-andre-campos-usha-pitts-sergio-leite

André Campos, Usha Pitts e Sérgio Leite (Foto: Fernando Machado)

Tudo aconteceu no majestoso prédio da Assembleia Legislativa de Pernambuco, debruçado para o Rio Beberibe, cujo projeto é do engenheiro José Tibúrcio Pereira de Magalhães, no estilo neoclássico e inspirado no Parlamento de Budapeste, na Hungria e no Capitólio de Washington, e inaugurado no dia 1º de março de 1875. Também conhecido como Palácio Joaquim Nabuco, e o engraçado é que ele nunca esteve no prédio.

a-plenário

Um plenário internacional (Foto: Jarbas Araújo)

Todavia quando o Ministro das Relações Exteriores dos Estados Unidos Eliju Root esteve no Recife, em 1908, visitou o Palácio Joaquim Nabuco. Root que foi o primeiro ministro das Relações Exteriores norte-americano a fazer uma viagem ao exterior, era amigo de Joaquim Nabuco, que foi Embaixador do Brasil nos Estados Unidos. E isso foi dito no discurso proferido pela diplomata Usha Pitts, no seu discurso de agradecimento.

a-mesa-jarbas-arauj

Dietmar Bock, Usha Pitts, Alberto Feitosa, Isnard Penha Brasil e Fred Amâncio durante a execução do hino norte-americano (Foto: Jarbas Araújo)

Os primeiros presidentes da casa foram Tomaz Antonio Maciel Monteiro (Século 18), Antonio Vicente Andrade Bezerra (Século 20) e Romário Dias (Século 21). Pois foi neste cenário cheio de história que aconteceu a cerimônia de entrega do titulo de Cidadã de Pernambuco para Usha Pitts, por iniciativa do deputado André Campos. Na entrada da Assembleia dois leões de pedra das minas lioz de Portugal, saudavam os convidados.

Gostou ?
Compartilhe !