Fernando Machado

Unidos da Tijuca

No dia 7 de fevereiro de 1932, acontecia na Praça Onze, o primeiro de desfile de Escolas de Samba do Rio de Janeiro. A idéia partiu do visionário pernambucano Mário Filho, que foi morar para aquelas bandas ainda criança. Até 1931 acontecia uma espécie de festival de música. Então Mário Filho procurou os compositores, como Antonio Nássara, Armando Reis e Orestes Barbosa, para promover uma disputa de sambistas.

s-fernando-hortas-renata-eduardo-campos
O presidente Fernando Horta, a primeira dama Renata e o governador Eduardo Campos (Fotos: Fernando Machado)

Participaram do encontro 19 escolas, cada uma com 100 componentes e a vencedora foi a Estação Primeira de Mangueira, com um samba de Cartola. As escolas Vai Como Pode e no Próximo Ano Sai melhor, empataram no segundo lugar e no terceiro ficou a Unidos da Tijuca. O desfile resultou num sucesso colossal.

s-rosinha-daniel-gonzaga
Rosinha, filha de Luiz Gonzaga e, Daniel, filho de Gonzaquinha

No dia 31 de dezembro de 1931, as famílias Moraes, Chagas e Vasconcelos fundaram a Escola de Samba Unidos da Tijuca e na comemoração dos 80 anos dos desfiles a azul e amarelo é campeã novamente. E o enredo dos compositores Vadinho, Josemar Manfredini, Jorge Callado e Silas Augusto, O Dia em que Toda a Realeza Desembarcou na Avenida Para Coroar o Rei do Sertão, empolgou o público.

s-fabiana-amorim-alberto-feitosa-paulo-barros-luciana-fernandes
Fabiana Amorim, Alberto Feitosa, Paulo Barros e Luciana Fernandes

Coube ao pernambucano Mauricio Barbosa dar a sugestão em homenagear o Rei do Baião Luiz Gonzaga. “O enredo da Unidos da Tijuca não é uma obra biográfica, mas uma ficção carnavalizada da coroação de Luiz Gonzaga como Rei Luiz do Sertão. O cenário dessa ópera popular é Pernambuco, elogo recebeu o apoio do governador Eduardo Campos.

Gostou ?
Compartilhe !