Fernando Machado

Uma Saudade Sem Igual

b-salao
Olha que beleza o salão do Náutico com direito a serpentina e tudo (Fotos: Fernando Machado)

O Baile da Saudade que aconteceu ontem nos salões do Náutico, promovido pelo Bloco da Saudade, cuja presidente é Izabel Bezerra, foi uma explosão de animação, organização e tranqüilidade que nos remetiam aos melhores tempos das festas de clubes do Recife. Vocês podem imaginar uma prévia carnavalesca sem soldados? Pois no Baile da Saudade não existiam nenhum.

b-izabel-bezerra-bozo-claudia-porpino
Izabel Bezerra, Mastro Bozó e Claudia Porpino

E assim foi a noite assim em que o verdadeiro Carnaval do Recife esteve presente e até uma lua cheia testemunhou que o Recife faz o melhor carnaval do Brasil. Pelos salões circulavam bailarinas, pierrôs, apaches, Carmen Miranda, espanholas, palhaços, lordes, fadas, anjos, arlequins, colombinas e até padres.

b-antonio-santos
Antonio Santos e seus Periquitos do Zumbi

A recepção aos foliões era feita pela Turma de Palhaços Periquitos do Zumbi, à frente o presidente Antônio José dos Santos. O bloco foi fundado por João de Deus Lopes, ou como era mais conhecido Joca Barbeiro, há 77 anos. Joca faleceu em setembro do ano passado aos 92 anos de idade mas sua obra continua.

b-paulo-roberta-moura
Os jovens Paulo e Roberta Moura

O Coral e a Banda de Pau e Corda do Bloco da Saudade sob a regência do maestro Bozó (Eweron de Souza) iniciaram a festa. Lá para as tantas chega o compositor Getúlio Cavalcanti, que estava comemorando seus 70 anos. Nem precisa dizer que ao subir ao palco foi ovacionado pelos foliões.

b-tassio-getulio-cavalcanti
Getúlio Cavalcanti e o filho Tássio

Getulio, ao lado dos filhos Tassio e Alessandra, e da neta Beatriz cantou para alegria do público. Também tivemos corte de bolo mas não os tradicionais parabéns para você e sim O Último Regresso de sua autoria. Quando ele cantava “É lindo ver / O dia amanhecer / Com violões e pastorinhas mil / Dizendo bem / Que o Recife tem / O Carnaval melhor do meu Brasil”, todos iam à loucura.

b-germano-evandro-rabelo
Evandro Rabelo e o seu filho Germano

Também tivemos uma justíssima homenagem ao pesquisador e carnavalesco Evandro Rabelo. Foi um momento emocionante. A apresentadora Claudia Porpino não se conteve e chorou ao ler o texto que falava do trabalho deste notável Evandro em prol do nosso Carnaval que o depredador João Paulo, quando prefeito do Recife, regeu um movimento para acabá-lo.

b-humberto-vieira-felipe-cabral-de-melo
Humberto Vieira e Felipe Cabral de Melo

Gostou ?
Compartilhe !