Fernando Machado

Uma maravilha chamada The Cloisters

c-cloister-frente
A entrada principal do Tha Cloisters (Fotos: Fernando Machado)

Hoje, apesar das chuvas, fui visitar o The Cloisters, O Claustro, seção do Metropolitan Museum of Art, dedicada à arte e arquitetura da Europa medieval. Poucas pessoas se arriscam visitá-lo, porque é Upper Manhattan. Quem vem pra cá só pensa em compras. O local é lindo e fica localizado numa colina debruçado sobre o Rio Hudson.

c-entrada-capela
A capela de Langon

Uma pena que o fog e a chuva impediram de fazer boas fotos. O The Cloisters que foi inaugurado em 1938 focando um museu de obras de arte da Idade Média. Com estilo neomedieval essa atração turística se deve ao filantropo John Rockefeller Jr, que ajudou na construção e comprou a fantástica coleção do escultor norte-americano George Grey Barnard. Peças que vão de 1000 D.C. e vai até 1.200.

c-esquilo
Esquilos e passarinhos dando o toque especial ao local

Temos a Sala Romantica onde estão quatro portas de igrejas francesas do século XII. A Capela Fuentidueña, o claustro de São Guilherme, uma pequena mostra de peças do século XII, a Capela de Langon, a Sala do Gótico Primitivo, cujos vitrais são franceses dos séculos XIII e XIV e a Sala Bopard, uma instituição carmelita do século XV, para citar apenas estas atrações.

c-altar
O altar mor da Capela de Santa Frances Cabrini Shrine que fica nos arredores do The Cloisters

The Cloisters abre de terça-feira a domingo, das 9h30 às 16h45. O acesso para os visitantes é meio complicado. O melhor mesmo é fazer um tour guiado por uma especialista em assuntos religiosos católicos, porém se pode ir de subway (fica complicado vale a pena). Algumas dicas: toma-se o subway no Port Authority, pode ser em outros lugares, de letra A e vai até a 190th Street. Toma o levador corta a Tryon Park.

c-santa-frances-sabrini-shrine
N. S. de Fátima, Santa Frances Sabrini Shrini e Santo Antonio

By bus, toma o ônibus M4 (Fort Tryon Park – The Cloisters) e salta na última parada. O ideal é ir de automóvel: tome a Henry Hudson Parkway em direção até a Fort Tryon Park – The Cloisters, que é a primeira saída depois da George Washington Bridge. Porém o motorista deve conhecer bem a ciadade.

c-vitral
Uma vista dos vitrais da Capela de Santa Frances

Quando estava no subway entrou um latino com o violão debaixo do braço e começou a cantar Cielinto Lindo, para ganhar uns trocados. Nessa viagem o artista não ganhou nada. Foi ai que lembrei muito do Recife, onde somos mais generosos. O preço é de 25 dolares, idosos paga 17 dolares e crianças meia.

Gostou ?
Compartilhe !