Fernando Machado

Um por do sol com lirismo

b-blocos
O cortejo dos blocos liricos rumando para o polo do Almirante Barroso (Fotos: Fernando Machado)

Domingo o por do sol da Rua da Aurora foi mais bonito ainda. É que aconteceu o Aurora dos Carnavais, reunindo 28 blocos líricos. É um movimento que ainda não conseguiram acabar, mas aos poucos os depredares do autentico carnaval de Rua do Recife vão conseguindo. É importante que nós pernambucanos não deixem acontecer o ocaso dos blocos líricos. Até a lua cheia estava lá testemunhando aquele encontro de verdadeira poesia.

b-blocos2
Enquanto houver um bloco lirico o Recife será o melhor carnaval do mundo

E esse momento sem igual se deve a Romero Amorim, que mesmo doente, estava lá como faz há 13 anos. E claro que enaquanto seguia para a Rua da Aurora cantarolava a música do compositor Edgard Moraes, Valores do Passado que mais tarde seria entoado por um coral de mais de duas mil vozes, que estavam diante do palco montado à frente do Clube Almirante Barroso.

b-irene-revoredo
Dona Irene Revoredo uma horoina do lirismo. Não é uma fofa?

“Bloco das Flores, Andaluzas, Cartomantes, Camponeses, Apôis Fum e o Vloco Um dia Só / Os Corações Futuristas, Bobos em Folia, Pirilampos de Tijipió / A Flor da Magnólia / Lira do Charmion, Sem Rival, / Jacarandá, a Madeira da Fé / Crisântemos, Se tem Bote e Um dia de Carnaval”, assim cantava os componentes dos blocos à frente as flabelistas, numa coreografia que somente Sergei Diaguilev poderia ressaltar com seu talento.

b-romero-amorim
Romero Amorim um nome que a história vai guardar

Claro que não temos mais “Pavão Dourado, Camelo de Ouro Bebé / Os queridos Batutas da Boa Vista, / E os Turunas de São José / Príncipe dos Príncipes brilhou / Lira da Noite também vibrou”, porém temos ainda “o Bloco da Saudade, assim recorda tudo que passou”. No palco, com uma vista deslumbrante para o Rio Capibaribe, o apresentador, Sérgio Gusmão icom sua categoria chamava os homenageados da tarde o cantor Claudionor Germano, os maestros Fábio Cesar, Neneu Liberalquino e Marcos Barbosa.

b-fabio-cesar-neneu-marcos-barbosa
Os compositores homenageados Fábio Cesar, Neneu Liberalquino e Marcos Barbosa

Já passava dass 20 horas e os foliões continuam lá firmes ouvindos os blocos cantando bem alto Nelson Ferreira: “Adeus, adeus minha gente / Que já cantamos bastante / Recife adormecia / Ficava a sonhar / Ao som da triste melodia.” E quando deixei o Aurora dos Carnavais trazia comigo a imagem de Ricardo Amorim visivelmente emocionado e ouvi dona Irene Revoredo, 87 anos, vestida com uma comisa do Santa Cruz, cantando Getulo Cavalcanti “Que o Recife tem o Carnaval melhor do meu Brasil, ” de Getúlio Cavalcanti.

b-iracaira-isis-inaja-valeria-moraes-marta-salvany
Iracaira, Isis, Inajá e Valéria Moraes, além de Marta Salvany do Coral Edgard Moraes

Gostou ?
Compartilhe !