Fernando Machado

Um Padre Nosso segundo Vera Ferraz

a-vera-ferraz-padre-edwaldo-gomes

Vera Ferraz e Padre Edwaldo Gomes (Foto: Fernando Machado)

Padre Edwaldo Gomes o morador mais influente de Casa Forte virou livro graças à competente jornalista Vera Ferraz, que marcou época no Recife quando foi Diretora de Jornalismo da TV Globo Nordeste. Esse foi o primeiro e acho que o único escrito pela grande amiga. Estudamos juntos Jornalismo na Unicap. E o lançamento do livro Um Padre Nosso contando a vida de dele, foi lançado ontem, à noite, com direito a consagração. Mias de 300 pessoas lotaram Livraria da Praça.

a-eduardo-cristina-geraldo-julio-de-mello-filho

Eduardo com os pais Cristina e Geraldo Julio (Foto: Fernando Machado)

O local é centenário, lá já moraram o escritor Darcio Rabelo e Oswaldo Lima Filho. O seu chão é de azulejos franceses e ingleses. Nos seus arredores moram o próprio biografado e imortal Roque de Brito Alves. De acordo com Vera Ferraz o que está escrito em 144 páginas nos leva a um passeio pela história do homem que, em 2016, comemora 85 anos de vida, 60 de sacerdócio e 46 de pároco da Matriz do Sagrado Coração de Jesus, em Casa Forte.

a-renata-campos

A ex primeira dama de Pernambuco Renata Campos (Foto: Fernando Machado)

A narrativa dividida em quinze capítulos envereda por lembranças de sua infância na Barra da Guabiraba, então distrito da cidade de Bonito, no agreste pernambucano, passa pela adolescência no Seminário de Olinda até chegar ao Recife, onde ele despontou e fincou raízes. Nesse resgate de sua longa vida, Padre Edwaldo evoca os amigos, mistura fatos pessoais e, mostra-se sempre, como um religioso atualizado com o tempo, aberto às mudanças e preocupado em ajudar os mais pobres.

a-roque-de-brito-alves

Roque de Brito Alves (Foto: Fernando Machado)

Sua convivência com o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Helder Câmara tem destaque merecido e, valeu dele uma citação comovida em que declara agradecer a Deus o fato de ter sido padre na mesma época do Dom da Paz. O livro é pontuado por frases dele, ora fortes, ora bem-humoradas ditas à jornalista Vera Ferraz durante as entrevistas. Citaremos estas: “ao longo do meu sacerdócio, tenho grande admiração pela Igreja, mas nem sempre pelos homens da Igreja”;  “A Polícia tinha medo de quem pensava. Coitados!”, “Eu creio na eternidade, mas não tenho pressa nenhuma de ir para lá”.

a-nilzardo-carneiro-leao-rosa

Nilzardo Carneiro Leão e Rosa (Foto: Fernando Machado)

Toda a renda do Um Padre Nosso será revertida para as obras sociais da paróquia de Casa Forte, como a Casa da Criança Marcelo Asfora que dá assistência a 120 crianças e adolescentes de 7 a 14 anos de idade e, a 250 famílias, reconhecidamente, pobres da comunidade. Impossível citar as presenças foram prestigiar Padre Edwaldo Gomes e a jornalista Vera Ferraz. Mesmo assim destacaríamos o prefeito Geraldo Julio ao lado da notável Cristina e do filho Eduardo; os imortais José Paulo Cavalcanti e Maria Lecticia, Nilzardo Carneiro LeãoRoque de Brito Alves e Ana Maria CesarLisete e Dorany Sampaio, as jornalistas Wanessa Campos e Norma Lucia, além do Clã Ferraz e Barbosa.

a-antonio-fernando-fernando-chaves

Antônio Fernando e Fernando Chaves (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !