Fernando Machado

Um jogo inesquecível do Santa Cruz  

Há 100 anos, o Santa Cruz vencia o poderoso Botafogo do Rio de Janeiro, no Campo do Malaquias, do Sport, por 3×2. Foi o primeiro time do norte e nordeste a vencer um time carioca. Os gols foram de Nequinho, Tiano e Miranda pelo tricolor do Arruda e Patriot (2) pelo alvinegro carioca. Naquela tarde os rubro-negros inauguravam sua arquibancada que compraram ao Fluminense do Rio de Janeiro.

O time do Santa Cruz (Reprodução do site Memórias do Santa Cruz)

O Santinha jogou com Ilo Just, Jorge e Bebé; José de Castro, Teofilo e Manoel Pedro, Neguinho, Miranda, Tiano, Pitota e Eurico. O Botafogo jogou com Abreu, Monte e Osny; Burlamaqui, Vadinho e Police, Celso, Patriot, Zé Macaco, Menezes e Leite de Castro. Não esquecer que naquela data estava no Recife, o Pai da Aviação Alberto Santos Dumont.

O time do Botafogo Futebol e Regatas (Reprodução do site Memórias do Santa Cruz)

A torcida do Mais Querido invadiu o centro da cidade. Santos Dumont estava no restaurante Leite, parece, e quando viu aquele alvoroço na Rua da Concórdia, pensou que era para ele. Ficou desapontado, pois os torcedores carregavam Tiano que deu a vitória ao Santa Cruz. Depois ele comentou que torcida animada é essa.

O goleiro Ilo Just um dos grandes nome da tarde e o troféu que o Santinha recebeu pela vitória (Fotos: Diário da Manhã e Edvaldo Leite)

Não esquecer que o juiz carioca, Carlos Nery Stelling, que veio na delegação da embaixada botafoguense, marcou um pênalti inexistente para o Botafogo. O Santa Cruz vencia por 2×1 e Patriot empatou o jogo. Mas no final da partida Tiano fez o gol da vitória e levou a torcida à loucura.

Gostou ?
Compartilhe !