Fernando Machado

Um Concerto para o Aviador

A Banda de Música da Base Aérea do Recife voltou a se apresentar ao público quinta-feira, num concerto em homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, celebrado anualmente em 23 de outubro. O evento aconteceu no Teatro Luiz Mendonça, em Boa Viagem, a capacidade de espectadores foi reduzida em razão das medidas preventivas para o enfrentamento do novo Coronavírus. Foram seguidos todos os protocolos de segurança e distanciamento social previsto.

Brigadeiro Cesar e coronel Isaac tocando MPB (Foto: COMAR)

Os militares músicos apresentaram um programa que transitou entre a música erudita, clássicos da música popular brasileira e canções que representam a cultura do Nordeste do Brasil e Pernambuco, como Ai que Saudade D’ocê, de Vital Farias e Accioly Neto, apresentada pelo cantor Cezzinha do Acordeon. Além dele, tivemos a participação dos cantores Diel Rodrigues e Rebeka Casado e dos maestros João da Banda e o Capitão Moisés da Paixão, que fez parte da Banda de Música da BARF em décadas anteriores. Além deles, uma surpresa: para a apresentação de Canta Brasil, de Rogério Leitum, subiram ao palco o Brigadeiro Cesar e o Comandante da BARF, Coronel Isaac Cordeiro da Fonseca Neto, tocando instrumentos típicos do samba carioca.

Os maestros Luiz Carlos Santos da Rosa na regência e Josué Francisco das Neves vestido de gaúcho (Foto: COMAR)

A noite também marcou a última apresentação da Banda sob a regência do Capitão Músico Luiz Carlos Santos da Rosa, que se despediu do grupo após se dedicar por 46 anos à FAB. Durante o concerto, também, ele apresentou canções do folclore do Rio Grande do Sul, de onde ele é originário, e encerrou a carreira “puxando” uma orquestra de frevo, com a participação de passistas e porta-estandartes do Galo da Madrugada. Informalmente, ele passou a batuta ao Suboficial Josué Francisco das Neves, agora maestro da Banda de Música da Base Aérea do Recife.

Os passistas caindo no frevo rasgado (Foto: COMAR)

Entre as presenças destacamos Brigadeiro Cesar Faria Guimarães, os generais Richard Fernandez Nunes, Vinicius Ferreira Martinelli, Nilson Caldas Ananias, José Luiz Jaborandy Rodrigues e Danilo Mota Alencar; o deputado Estadual José Eriberto Medeiros de Oliveira, o Consultor Jurídico Luciano Cavalcanti Batista, o presidente do Galo da Madrugada Rômulo Guerra de Meneses. Queremos parabenizar o tenente e jornalista Felipe Bueno  de Andrade, chefe da Assessoria de Comunicação e Cerimonial do Comando Aéreo Nordeste.

Gostou ?
Compartilhe !