Fernando Machado

Um Bloco chamado Saudade

O Baile da Saudade é o único que não é ofuscado pelos ritmos estrangeiros. Ele é très pernambucano. Suas evoluções somente não eclipsam os outros blocos líricos. E ontem nos salões do Náutico aconteceu o baile mais pernambucano que pinta no Recife. Promovido pelo Bloco da Saudade, leia-se a presidente Izabel Bezerra, foi uma explosão de alegria, nimação e tranqüilidade que nos remete aos melhores carnavais de clubes do Recife.


Carmen Towar, Aldemar Paiva e sua irmã Aldeir (Foto: Fernando Machado)

“Saudade, é isso que a gente sente / Saudade, é falta que faz a gente / Alguém que partiu / Alguém que morreu / Alguém que o coração não esqueceu / Podem tocar os clarins / As notas do prazer e da exaltação / Podem passar arlequins / Pierrots e colombinas no salão / Podem dançar e cantar / Não levam não, / A saudade do meu coração”, é exatamente nesse frevo de Aldemar Paiva que resume esse baile.


Rose e Rosana Paes Barreto (Foto: Fernando Machado)

Quem entrasse no Clube Náutico era recebido pela Turma de Palhaços Periquitos do Zumbi, formado por 30 componentes, e tinha à frente o presidente Antônio José dos Santos. O bloco foi fundado por João de Deus Lopes (1920/2011) (1920/2011), ou como era mais conhecido Joca Barbeiro, há 78 anos. E com suas castanholas reverenciavam os foliões.


Getúlio Cavalcanti com os netos Breno e Beatriz (Foto: Fernando Machado)

E assim foi a noite foi passando com o toque do verdadeiro Carnaval do Recife desfilando pelos nossos olhos. Até a uma lua cheia testemunhou que o Recife tem o melhor carnaval do Brasil. Pelos salões circulavam bailarinas, pierrôs, apaches, freiras, baianas, espanholas, palhaços, lordes, fadas, anjos, arlequins, colombinas, padres e cangaceiros.


Izabel Bezerra, Carmen Towar e Claudia Cabral de Melo (Foto: Fernando Machado)

O Coral e a Banda de Pau e Corda do Bloco da Saudade sob a regência do maestro Bozó (Eweron de Souza) iniciaram a festa. E a primeira musica goi “Digam quem quiser, tu és boneca / Brinquedo do meu coração / Falem quem quiser, és a boneca / De olhos cor de sonho / Vestida de ilusão / És a boneca bonita / De trança comprida / Olhando pro chão / És a boneca dourada / Da loja encantada do meu coração”. E tinha razão para tal.


Rafaella Souza e Francisco Almeida (Foto: Fernando Machado)

Este ano o Bloco da Saudade homenageia a música Boneca, de Aldemar Paiva e José Menezes, gravada há 60 anos pelo cantor Claudionor Germano, na Rozenblit. Dos três apenas estava lá o grande Aldemar Paiva, pois José Menezes está doente e não pôde comparecer. Claudionor até o momento que sai do clube não tinha chegado, pois estava fazendo show.


A Turma de Palhaços Periquitos do Zumbi (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !