Fernando Machado

Blog

Tudo Vai Melhorar Brasil

Nos anos setenta ser gay no Recife era pior que ser terrorista. Os famosos trotes dos universitários detonavam com os meninos alegres. Muitos entravam em pânicos para não verem seus nomes nos cartazes conduzidos pelos feras na Avenida Conde da Boa Vista. Três monstros sagrados da época o cronista social Alex, o estilista Marcilio Campos e o maquiador Múcio Catão, eram os mais visados pelo mundo universitário e muitos deles ganhavam uma grana extra saindo com Alex, Marcilio e Múcio. Eram momentos terríveis.

b-diogo-carvalho-usha-pitts-paul-nicklin

Diogo Carvalho, Usha Pitts e Paul Nicklin (Foto: Fernando Machado)

b-ariano-lubambo-joão-henrique-lima-hugo-lima

Ariano Lubambo, João Henrique e Hugo Lima (Foto: Fernando Machado)

Às vezes a gente pensava que tudo estava perdido. Agora sinto que temos de ter calma pois é apenas um começo para tudo melhorar. “Se achou que o sonho acabou, foi porque esqueceu de olhar para frente. Se pensou que estava sozinho foi porque esqueceu de suas origens. Se pensou em desistir foi porque estava cansado. Calma para tudo na vida haverá uma solução e se não houver… crie-a”, este pensamento é de Wilton Lazarotto. E caiu como uma bofetada contra os homofóbicos.

b-brian-bedsworth-carlos-augusto-costa-canario-caliari

Brian Bedswrth, Carlos Augusto Costa e Canário Caliari (Foto: Fernando Machado)

b-bruno-cross-maria-do-ceu-vasconcelos

Bruno Cross, Maria do Céu Vasconcelos e Obama (Foto: Fernando Machado)

E porque remeti a este passado? Simplesmente porque sábado foi o Dia Internacional de Combate à Homofobia, e para festejar a data tivemos na boate gay Metrópole, o lançamento do projeto internacional chamado It Gets Better Project e que em nosso país foi batizado de Tudo Vai Melhorar Brasil. E o Recife foi o primeiro polo do país  a recebê-lo. O mérito vai para o Consulado Geral dos Estados Unidos e para o Instituto Papai, que foi fundado na Capital do Frevo e do Maracatu por Benedito Medrado e Jorge Lira, em janeiro de 1997.

b-danilo-marcelo-djs

VDJs Danilo e Marcelo  (Foto: Fernando Machado)

b-felipe-galoro-alejandra-bomben-patrick-alwine-carlos-ferreira

Felipe Galoro, Alejandra Bomben, Patrick Alwine e Carlos Ferreira (Foto: Fernando Machado)

O seu objetivo é acolher os jovens que sofrem bullyng nas escolas e nas suas casas. Para ser uma ideia 30% desta geração comete suicídio por falta de aceitação da opção social. A cerimônia aconteceu na pérgula da piscina. Antes e depois o VJs Fun Flex (Marcelo e Danilo) davam o toque musical ao encontro. O mestre de cerimônia foi Thiago Rocha do Instituto do Papai.

b-eduarda-tolentino-murilo-cavalcanti

Eduarda Tolentino e Murilo Cavalcanti (Foto: Fernando Machado)

b-isaltino-nascimento-daniel-coelho

Izaltino Nascimento e Daniel Coelho (Foto: Fernando Machado)

Falaram na ocasião Maria do Céu Vasconcelos, a cônsul geral dos Estados Unidos, Usha Pitts e Felipe Medeiros do Instituto do Papai. Tivemos depoimentos via videos, incluindo um do presidente Barack Obama, que sintetizou o tema nesta frase: “Não sou gay, mas sei o que ser diferente”. Usha teve um speech glorioso. Lembrou que na high school tinha apenas três deusas de ébano na sala de aula e que sofreram muita humilhações dos brancos.

b-saulo-farias-sheila

Saulo Farias e Sheila (Foto: Fernando Machado)

b-italo-lima-romildo-alves-alex-bloom-ronaldo-barros

Italo Lima, Romildo Alves, Alex Bloom e Ronaldo Barros (Foto: Fernando Machado)

Usha deu uma volta por cima, e que volta. Foi estudar fora dos Estados Unidos e se tornou diplomata, repetindo “e que diplomata”. Quando a galera soube que ela vai deixar o Recife em setembro, gritaram sem medo: “Fica, Usha! Fica, Usha! Claro que ela não pode ficar, mas graças ao deputado André Campos Usha Pitts é a mais nova Cidadã de Pernambuco. O coquetel foi grifado pelo Santo Bar de Canario Caliari.

b-felipe-medeiros-mariana-azevedo-thiago-rocha

Felipe Medeiros, Mariana Azevedo e Tiago Rocha (Foto: Fernando Machado)

b-chopelly-santos-janaina-falcão

Chopelly Santos e Janaina Falcão (Foto: Fernando Machado)

Entre outros destacamos na Metrópole, os deputados André Coelho e Izaltino Nascimento, o secretário Murilo Cavalcanti, os cônsules Brian Bedsworth, Alejandra Bomben, Saulo Farias com Sheila, Carlos Augusto Costa, Bruno Cross, Diogo Carvalho, Joanna Ferreira, Fabiola Rios, Patricia Correa, Felipe Galoro, Patrick Alwine, Carlos Ferreira, Italo Lima, Romildo Alves, Alex Bloom, Ronaldo Barros, Ariano Lubambo, João Henrique Lima e Hugo Lima.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.