Fernando Machado

Troféu Feminilidade 2015

a-jacy-marcelo-tavares-de-melo

Jacy e Marcelo Tavares de Melo (Foto: Fernando Machado)

a-iolanda-celeste-sandra-arruda

Iolanda Celeste e Sandra Arruda (Foto: Fernando Machado)

A entrega do Troféu Feminilidade das homenageadas do Prêmio Tacaruna Mulher 2015, encerrou com todas as noves felizardas, no palco, celebrando e ouvindo a musica Maria, Maria de Milton Nascimento. De quebra pétalas de rosas caiando do teto. Uma lindeza, sem dúvida. Quem roubou a cena foi a empresária Maria das Vitórias Carneiro Cavalcanti de Política, Economia e Negócios.

a-barbara-martins-mirella-andreotti-claudia-holanda

Bárbara Martins, Mirella Andreotti e Claudia Holanda (Foto: Fernando Machado)

Quando ela recebeu o troféu da Superintendente Sandra Arruda, quebrou o protocolo e fez uma saudação cheia de orgulho e felicidade. Os convidados adoraram sua performance. A decoração da festa foi de Márcia Longman, da Maria Fulô, simples mas vistosa. E como fundo musical o Café Trio, por sinal a vocalista era simplesmente espetacular.

a-bel-andrade-lima

Bel Andrade (Foto: Fernando Machado)

Com um pouco de atraso, a apresentadora Dani Monteiro começou  a cerimônia. A primeira a ser chamada foi Cristina Maranhão ganhadora na Categoria Ação Social. Coube a empresária Geralda Farias entregar o troféu para Cristina que há mais de 20 anos, atua como diretora voluntária do IMIP. É viúva, mãe de dois filhos e avó de sete netos. Em tempo, Cristina nunca se formou.

a-cristina-maranhão-gracinha-pereira-gomes-geralda-farias

Cristina Maranhão, Gracinha Pereira Gomes e Geralda Faris (Foto: Fernando Machado)

A segunda a ser convidada para receber seu troféu Comunicação da deputada Simone Santana foi a colunista social do Dia a Dia, do Jornal do Commercio, Mirella Martins. Quando criança Mirella brincava de entrevistar os parentes e amigos. Mirella que é filha da diva da dermatologia Sarita Martins, casada com o promotor de Justiça Leonardo Caribé e mãe de Rogerio e Theo, é dona de um sorriso invejável.

a-dani-monteiro

A apresentadora Dani Monteiro (Foto: Fernando Machado)

Na sequencia foi chamada a primeira mulher reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Maria José Sena. Coube à diva da imprensa Jô Mazzarolo entregar o seu troféu o da categoria Educação. É formada em Medicina Veterinária, em licenciatura de Ciências Biológicas e em Ciências Agrícolas. Maria José é pouco vaidosa e com pouco tempo para a família, pois 16 horas do seu dia são dedicados ao trabalho.

a-eurico-loyo-bruno-castro-e-silva

Eurico Loyo e Bruno Castro e Silva (Foto: Fernando Machado)

A quarta a receber o Feminilidade, o da categoria Moda, entregue pela senhora Jaci Tavares de Melo foi a estilista Lúcia Spessatto. Lúcia Spessatto Ribeiro, foi Miss Clube Internacional e segunda colocada no Miss Pernambuco de 1970, figurou da minha lista das Jovens mais Elegantes do Recife, quando trabalhava no Jornal do Commercio, como assistente de Alex. É mãe de Pietra e Priscila. Como estilista Lucinha, que minha amiga de vários anos, é a papisa da região. Seus modelos recebem a influencia do estilista francês Christian Dior.

a-gustavo-belarmino-ines-calado

Gustavo Belarmino e Inês Calado (Foto: Fernando Machado)

Depois a Superintendente do Tacaruna, Sandra Arruda, entregou o Troféu para Maria das Vitórias Carneiro Cavalcanti na categoria de Política, Economia e Negócios. Como já frisei no começo ela arrasou durante toda a cerimônia.

a-jo-mazarollo-jacy-marcelo-tavares-de-melo

Jô Mazarollo, Jacy e Marcelo Tavares de Melo (Foto: Fernando Machado)

A quinta a receber o Prêmio foi a artista plástica Mirella Andreotti, na Categoria Cultura. O troféu foi entregue pela senhora Glaucia Machado, representando o Diário de Pernambuco. Mirella e o marido Romano Andreotti (já falecido) fugiram da Itália para o Brasil, por conta da guerra. Primeiro São Paulo e depois o Recife, onde realizava festas inesquecíveis na sua bela casa do Curado.

a-leticia-andrade-lima

Letícia Andrade Lima (Foto: Fernando Machado)

Coube a diretora da Folha de Pernambuco, Mariana Costa, entregar o Prêmio Tacaruna Mulher para Bel Andrade na categoria Design, Arquitetura e Decoração. Há três anos cuida do visual do Carnaval do Recife, sob a supervisão do arquiteto Carlos Augusto Lira. Bel confessa que “antes, eu  dizia que também ilustrava. Hoje, me sinto mais ilustradora que designer”.

a-maria-das-vitorias-carneiro-cavalcanti

Maria das Vitórias Carneiro Cavalcanti (Foto: Fernando Machado)

A penúltima a receber o prêmio foi a médica Rosa Arcuri, na categoria Medicina e Saúde. O Troféu Feminilidade foi entregue pela notável primeira dama do Recife, Cristina Quirino de Mello. Rosa que também nasceu na Itália, tem um currículo irretocável. Esteve a frente, por muitos anos, da Fundação Hemope, até se aposentar. Não quis parar e fundou a Multihemo que depois foi vendida para uma multinacional.

a-mariana-costa-claudia-portela

Mariana Costa e Cláudia Portela (Foto: Fernando Machado)

E finalmente a última a receber o Troféu Feminilidade, foi a desembargadora pernambucana Daisy Andrade Pereira, em Atividades Jurídicas. Quem entregou o seu prêmio foi o empreendedor Marcelo Tavares de Melo. Atualmente é a única mulher desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Daisy é casada com Silvan Rodrigues Pereira e mãe de Amanda e Karla.

a-pietra-lucia-spessatto-andre-marinho-maria-spessatto

Lucia Spessatto com as filhas Pietra e Priscila e os netos André e Maria (Foto: Fernando Machado)

Terminada a premiação coube a colunista Mirella Martins falar em nome das agraciadas. E tendo como fundo musical: “Maria, Maria, é um dom, uma certa magia / Uma força que nos alerta / Uma mulher que merece viver e amar / Como outra qualquer do planeta / Maria, Maria, é o som, é a cor, é o suor / É a dose mais forte e lenta / De uma gente que ri quando deve chorar / E não vive, apenas aguenta”.

a-raymondo-monica-julio-gil-freire

Mônica Freire e os filhos Raymundo e Julio Gil (Foto: Fernando Machado)

E assim o Dia Internacional da Mulher que é comemorado amanhã, foi festejado antecipadamente no Shopping Tacaruna, com a entrega do Prêmio Tacaruna Mulher 2015. A iluminação foi grifada por Mano Som, e o cerimonial coube a Tatiana Marques. Temos que estender o tapete vermelho para Sandra Arruda e Iolanda Celeste por este encontro anual, que desde 2001, traz muita felicidade para as mulheres pernambucanas.

a-sarita-mirella-martins-leonardo-caribé-rogerio-theo

Mirella Martins ao lado da mãe, Sarita, do marido Leonardo Caribé e dos filhos Rogério e Theo (Foto: Fernando Machado)

E todas elas de troféu em punho, no palco como Bellini, na Copa do Mundo de 1958, cantavam: “Mas é preciso ter força, é preciso ter raça / É preciso ter gana sempre / Quem traz no corpo a marca / Maria, Maria, mistura a dor e a alegria / Mas é preciso ter manha, é preciso ter graça / É preciso ter sonho sempre / Quem traz na pele essa marca / Possui a estranha mania de ter fé na vida.”

a-sheila-wanderley-glaucia-machado-cristina-melo

Sheila Wanderley, Gláucia Machado e Cristina de Mello (Foto: Fernando Machado)

Também tivemos um coquetel by Arcádia, que estava de se comer rezando. No cardápio: Canapés variados de salmão, lagosta, camarão, tomate seco e gorgonzola, camarão natural com molho golf, tortinha em flor recheada com mascarpone e cebolas glaceadas, damasco com mouse de gorgonzola, quadradinho de queijo gouda com flor de presunto, cubos de peru com ervilhas tortas.

b-daisy-andrade-pereira-alexandre-assunção

Daisy Andrade e Alexandre Assunção (Foto: Fernando Machado)

Quem pensa que acabou, enganou-se, podia se degustar ainda lichia com creme cheese e caviar, folhado de palmito, tortinha de frango ao curry, amarradinho de rosbife com brie e cebola dourada, mini tortinha de lagosta, pastel folhado de ricota com ervas, flor de filo com carne de sol desfiada e queijo coalho.

a-tania-jose-lopes

Tânia e José Lopes (Foto: Fernando Machado)

a-hugo-santos-daliana-martins

Hugo Santos e Daliana Martins (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !