Fernando Machado

Três Caracteres segundo Gustavo Freire

a-gustavo-henrique-isabelle

Gustavo Henrique de Brito Alves Freire e Isabelle by Ralph Lauren (Foto: Fernando Machado)

a-marcos-freire-marta

Marcos Freire à côté Marta by Karen Muller(Foto: Fernando Machado)

O palacete do século XIX, que pertenceu a Augusto Frederico de Oliveira, filho do Barão de Beberibe, tornou-se sede própria do Museu do Estado de Pernambuco a partir de 1940. No começo do século XX, o prédio foi modificado com o acréscimo do segundo pavimento e, em dezembro de 1951, foi incorporado ao patrimônio do Museu um novo pavilhão, denominado de Anexo I, ampliando o espaço cultural para novas atividades. Em 1988, o Museu ganhou nova reforma, desta feita nos porões do casarão, e passou a oferecer ao público duas galerias de exposições temporárias.

a-antonio-freire-manuella

Antônio Freire e Manuella (Foto: Fernando Machado)

a-marcos-freire-filho-tamise-luiza

Marcos Freire Filho, Tamise e a filha Luiza (Foto: Fernando Machado)

Compõe, ainda, o conjunto arquitetônico uma pequena casa que encontra-se em reforma para abrigar casa de chá / lanchonete. O Museu do Estado de Pernambuco ocupa uma área de 9.043 m2, com amplo estacionamento e jardins ornamentados com esculturas e vasos de cerâmica portuguesa. A entrada principal é guardada por dois grifos de bronze: cabeça de águia, corpo de leão e cauda de serpente. Estátuas de zuavos, isto é, soldados de infantaria francesa constituída na Argélia, ladeiam a escadaria que nos leva ao terraço frontal do Museu, onde estão, em mármore, as Musas, que presidem as Artes.

geralda-farias-auxiliadora-paes-mendonça

Geralda Farias e Auxiliadora Paes Mendonça (Foto: Fernando Machado)

a-vera-brennand-manoela-queiroz

Vera Brennand by Satinée e Manoela Queiroz (Foto: Fernando Machado)

Memmosina, da memória e mais sete das suas 9 filhas com Zeus – Júpiter, que são: Euterpe, da música; Polímmnnia, da retórica; Erato, da poesia; Melpomene, da tragédia; Tália, da comédia; Clio da história; e Calliope, da epopeia. No terraço lateral um canhão holandês, de bronze, com três metros de comprimento e, atrás do Museu quatro canhões da artilharia portuguesa, complementam a coleção de armaria.Pois bem foi nesse set cinematográfico que o advogado Gustavo Henrique de Brito Alves Freire, by Crawford, lançou seu primeiro livro Três Caracteres – Juridicando outra reflexões.

a-bruno-arthur-castro-e-silva

Bruno Castro e Silva e o filho Arthur (Foto: Fernando Machado)

a-cristiano-jeronimo-pedro-henrique-alves

Manoel Jerônimo e Pedro Henrique Reynaldo Alves (Foto: Fernando Machado)

Gustavo sentou numa cadeira do século XVIII e fazia a dedicatória dos livros numa mesa de centro do império. A obra foi apresentada pelo presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Alves e prefaciado pelo jornalista Ivanildo Sampaio. Os autógrafos aconteceram na Sala Cícero Dias e das paredes litografias do famoso artista plástico pernambucano testemunharam o entre e sai dos que foram autografar seus livros. Nos jardins os convidados puderam ouvir lounge, jazz e bossa nova, graças ao DJ Thiago X. Também nos jardins foi servido o coquetel, grifado pela Arcádia, de a gente comer rezando para São Judas Tadeu.

a-jose-joaquim-de-almeida-neto-ricardo-costa-pinto-filho

José Joaquim de Almeida Neto e Ricardo Costa Pinto Filho (Foto: Fernando Machado)

a-maria-clara-marcos-moura-dubeux

Maria Clara e Marcos Moura Dubeux (Foto: Fernando Machado)

No cardápio canapés (camarão, salmão, gorgonzola e tomate seco), quadrinho de queijos Gouda com flor de presunto, pasta de caju com fita de Parma, cone de parmesão com damasco, mini quiche de alho poró, cestinha de Prima Dona com perfume de canela, folhado de frango com gergelim, bombom de folha de palmito, sorvetinho de bacalhau, flor de filo com carne de sol desfiada com queijo de coalho e risotos de frango e de bacalhau. Tudo isso regado a uísque Johnny Walker, vinho branco Quinta Maria Isabel, sucos e refrigerantes. Sem dúvida uma noite elegante e com um elenco estrelado.

a-tereza-antonio-machado-guimarães

Thereza e Antônio Machado Guimarães (Foto: Fernando Machado)

a-margot-monteiro-marta-freire

Margot Monteiro e Marta Freire (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !