Fernando Machado

Torta Martha Rocha

Atenção missologos ou adeptos da gastronomia, hoje vamos dar uma receita de uma torta que homenageia uma das Misses Brasil mais famosa de todos os tempos. Estamos nos referindo a Martha Rocha, Miss Brasil de 1954.E quem criou a Torta Marta Rocha foi Dona Dair da Costa Terzado, de Curitiba, no Paraná, para sua confeitaria Nossa Família. Massa do bolo: 7 ovos (gemas e claras separadas), 1 xícara (chá) de açúcar (180g), 1 xícara (chá) de farinha de trigo (150g), 3 colheres (sopa) de chocolate em pó. Creme de gemas: 6 gemas, 2 colheres (sopa) de maisena, 1 xícara (chá) de água, ½ xícara (chá) de leite e 1 colher (sopa) de manteiga. Suspiro: 2 xícaras (chá) de açúcar e 3 claras. Crocante de Nozes: 1 xícara (chá) de nozes picadas e 1 xícara (chá) de açúcar. Para passar: 1/3 xícara (chá) de geleia de damasco ou ameixa. Para decorar: Fios de ovos (compra-se pronto). Creme chantilly: ½ litro de creme de leite fresco e 4 colheres (sopa) de açúcar.

martha-rocha-rosto-cruzeiro-10julho1954

Martha Rocha a miss Brasil mais famosas de todos os tempos (Foto: O Cruzeiro)

Modo de preparo da Massa do bolo: Bata as claras em neve até obter picos firmes. Acrescente as gemas, uma a uma, depois o açúcar batendo por uns 5 minutos. Peneire a farinha de trigo sobre a massa e mexa delicadamente. Divida a massa em 2 partes. Numa parte acrescente o chocolate e misture. Coloque as massas em formas de 25 cm de diâmetro, untadas e forradas com papel manteiga também untado. Asse em forno pre-aquecido (200°) por uns 30 minutos.  Deixe descansar por 10 minutos, desinforme e deixe esfriar. Creme de gemas: Misture s gemas com o açúcar e a maisena. Leve o leite e a água ao fogo numa panela para aquecer. Quando começar a ferver, junte um pouco à mistura de gemas, misture rapidamente e leve tudo junto à panela com leite, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo, junte a manteiga e reserve.

torta-marta-rocha

Essa torta também será uma das mais pedidas dos missologos (Foto: Divulgação)

Suspiro: Bata as claras em neve e acrescente aos poucos o açúcar, batendo por uns 10 minutos, até formar um suspiro bem firme. Sobre o fundo de uma forma (também de 25 cm de diâmetro) forrada com papel manteiga e untada, espalhe o suspiro com o auxílio de uma espátula ou saco de confeitar. Asse em forno (100°) por 1 hora com a porta entreaberta. Creme chantilly: Leve o creme de leite bem gelado com o açúcar à batedeira, em velocidade baixa e depois aumente até engrossar, desligando imediatamente (cuidado para não passar do ponto). Crocante de nozes: Leve o açúcar ao fogo, mexendo até obter um caramelo. Junte as nozes picadas, misture e retire do fogo. Despeje sobre uma superfície untada com manteiga, espalhe e deixe esfriar. Depois de frio, triture em pedacinhos. Montagem do bolo em camadas: 1ª Bolo de chocolate, 2ª Creme de gemas, 3ª Crocante de nozes, 4ª Suspiro, 5ª Metade do creme chantilly, 6ª Bolo branco, 7ª Geléia de damasco ou ameixa. Cubra finalmente a torta com o restante do creme chantilly, coloque por cima os fios de ovos e decore com cerejas ou damascos.

Gostou ?
Compartilhe !