Fernando Machado

Será culpa do índio?

Os governos federal e estadual acabam de lançar programas de prevenção e combate ao consumo e venda de crack, a droga que está matando os jovens brasileiros, por seu alto poder entorpecente. A iniciativa não deixa de ser louvável, pois se trata de uma verdadeira epidemia que já levou a desgraça para muitos lares.

Coincidência ou não, desde que Evo Morales assumiu o governo da Bolívia, a epidemia começou a se alastrar pela América Latina. Tudo porque ele passou a incentivar a produção de coca, planta que tem efeitos medicinais, mas também é a base da cocaína e do crack. O presidente boliviano garante que o incentivo é a redenção econômica de muitas comunidades indígenas que sobrevivem do cultivo dessa planta, negando qualquer apoio ao processo de fabricação de drogas.

O fato é que a oferta da droga vem aumentando e o consumo cresce na mesma proporção. Essa epidemia só será controlada com efetividade se os líderes do continente passarem a pressionar o governo boliviano para que adote mecanismos de controle, evitando que a produção caia na mão de narcotraficantes. Infelizmente nosso presidente é aliado do índio Evo Morales e se depender dele essa pressão nunca existirá. Enquanto isso, nossos jovens continuarão se destruindo.

Gostou ?
Compartilhe !