Fernando Machado

Segundo dia do retiro na Fundação Terra

Neste segundo dia de retiro na Fundação Terra, acordei com uma sinfonia formada por sabiás, beija-flores, pardais, galos de campina e azulões. Era 6h o tempo estava muito agradável, nem tão quente e nem frio, depois do tradicional banho e escovar os dentes fui para Capela do Grande Pescador, para a recitação do Terço de Nossa Senhora, com um detalhe: em português, latim e hebraico, presidido pelo Padre Airton Freire.

a-padre-airton-ot

Padre Airton Freire diante a Capela do Pequeno Pescador (Foto: Fernando Machado)

Apenas ouvi o canto de um pássaro quando Padre Airton iniciou a recitação do terço. Começar o dia rezando para Nossa Senhora é bom demais ou melhor é uma benção. E ainda por cima tendo com guia espiritual Padre Airton Freire. Depois os participantes do retiro se deslocaram para o refeitório para o café da manhã que foi dos deuses. A tapioca e o inhame estavam de a gente comer rezando. A melancia era tão doce que repeti duas vezes.

 a-eduardo-sergio-mota-chane-alchaar-gilberto-carneiro

Eduardo e Sérgio Mota, Chames Balladares e Gilberto Carneiro na Capela do Grande Pescador (Foto: Fernando Machado)

Na seqüência voltamos para a Capela do Grande Pescador para a continuação da reflexão do texto Na Casa de Meu Pai, são muitas as moradas (Jo 14,2). Foram duas horas de muita fé, de esperança e caridade, que ninguém percebeu o tempo passar. Depois Padre Airton Freire cantou em francês a canção Nada é impossível para Ti.  

a-jo-tatiana-airton-maria-dias-telma-liege

Jo Mazzarolo, Tatiana Marques, PAdre Airton, Maria Dias e Telma Liège (Foto: Fernando Machado)

Que em português é assim: Por que tenho medo / Se nada é impossível para ti? / Por que ficar triste / Se nada é impossível para ti? / Nada é impossível para ti / Porque duvidar / Se nada é impossível para ti? / Nada é impossível para ti / Venceste a morte / Pois nada é impossível para ti / Estás entre nós / E nada é impossível para ti / Nada é impossível para ti”.

a-josé-roberto-gomes-cristiana-guimarães

José Roberto Gomes e Cristiana Guimarães (Foto: Fernando Machado)

E depois desse momento inexplicável fomos pegar o rango no refeitório e depois às 15h seguimos em cortejo para a Capela da Grande Pescador onde aconteceu  a recitação do Terço da Misericórdia. Lá o Terço tem uma simbologia mais especial. Eu que o rezo diariamente e posso testemunhar é  forte demais. Para quem não sabe eis como se reza: No principio o Pai Nosso…. Ave MariaCreio.

a-taysa-tenorio-cabral-luiza-tenorio

Taysa Tenório Cabral e sua mãe Lucia Tenório from Maceió (Foto: Fernando Machado)

Nas contas grandes do Terço recitamos: Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade do Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e os do mundo inteiro. Nas contas pequenas: Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro. E no fim do terço dizemos três vezes: Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro.

a-gilberto-fernanda-carneiro

Gilberto Carneiro à côté Fernanda (Foto: Fernando Machado) 

Terminado o louvor tivemos uma homenagem por indicação do Conselho Gestor da Fundação Terra. Os ganhadores da Cruz Celta em prata foram Elis Costa e Décio Almeida, ambos do Banco Volkswagen; a médica Flávia Arruda; os jornalistas Fernando Machado, Francisco José, Beatriz Castro e a diva da Imprensa pernambujcana Jô Mazzarolo. Depois foi exibido o vídeo do Globo Repórter sobre a Fundação Terra.

a-maria-helena-joão-almeida

João e Maria Helena Almeida de vieram de Maceió para o Retiro (Foto: Fernando Machado)

E para completar essa hora da graça Padre Airton comandou novamente a Oração da Tarde, desta feita em frente à Capela do Pequeno Pescador. A meditação ficou por conta do Salmo nº 1, também conhecido como o Salmo dos Dois Caminhos. Depois eu votei para o quarto cujo patrono é São Atanasio, para um banho e na sequencia ir ao refeitório para jantar.

a-renata-guimarães-alexandre-colaffery

Renata Guimarães e Alexandre Colaferry (Foto: Fernando Machado)

A ceia tinha vários itens. A entrada sopa de feijão ou de verdura, macaxeira, e vários tipos de bolos, além de frutas da época. De lá tomamos uma condução para participar da Missa Solene de encerramento do Mês de Mariano, na Capela de Nossa Senhora da Conceição, em Umburanas, Sertânia. Amanhã contarei como foi a cerimônia presidida por Padre Airton Freire. De ante mão aviso foi linda demais.

Gostou ?
Compartilhe !