Fernando Machado

Santuário do Sagrado Coração de Jesus

Inaugurado em 1917, o Santuário do Sagrado Coração de Jesus era um sonho do Padre Lourenço Giordano desde 1895. Localizado ao lado do Colégio Salesiano, no bairro da Boa Vista, no Recife, o templo é muito bonito. O altar mor é de mármore e foi construído em 1928 por Paulo Guida. No dia 27 de setembro de 1930 foi colocada a imagem do Coração de Jesus vinda de Turim e benta pelo Padre Filipe Rinaldi, Reitor Mor dos Salesianos e o terceiro sucessor de Dom Bosco.

f-dom-fernando-altar-wedson-alves
Os lustres centenários davam um toque todo especial à cerimônia (Fotos: Wedson Alves)

Os vitrais do Santuário são de uma riqueza de arte e de cores que impressionam não somente os fiéis, mas dos especialistas em arte. Os laterais que representam os Apóstolos, São Domingos Sávio e a Beata Laura Vicuña são do artista plástico Milton Borba. Os da abside ilustram a devoção ao Sagrado Coração e os dois trípticos dos altares de São José e de Nossa Senhora Auxiliadora referem-se às devoções da espiritualidade salesiana.

f-altar-padres-wedson-alves
No altar mor estava Dom Antônio Fernando e parte dos padres

O altar de Nossa Senhora Auxiliadora, que veio da Itália e foi coroada solenemente em 1928, tem a assinatura do arquiteto Delpiano e foi confeccionado em São Paulo nas oficinas Salesianas foi executado pelo marmorista Mário Alfonsi. A mesma coisa aconteceu com o altar de São José, cuja imagem foi adquirida na Itália em 1917. Pois bem, foi nesse cenário deslumbrante que aconteceu a Missa em Ação de Graças pelos 10 anos de Ministério Episcopal e o primeiro ano de missão pastoral de Dom Antônio Fernando Saburido, Arcebispo Metropolitano.

Gostou ?
Compartilhe !