Fernando Machado

Santo de casa não faz milagres

Os dois construtores de órgãos de tubo franceses, Daniel Birouste e Bertrand Lazerme, foram convidados pelo Consulado Geral da França no Recife, leia-se o cônsul Patrice Bonall, para uma missão exploratória no Recife e Olinda entre os dias 27 e 31 de maio. Eles identificaram três órgãos de tubos no Recife, um na Igreja Madre de Deus, outro na Igreja Episcopal e outro no Instituto Ricardo Brennand.

b-bertrand-lazerme-daniel-birouste

Os franceses Bertrand Lazerme e Daniel Birouste (Foto: Divulgação)

Enquanto o Recife viu nascer um dos maiores construtores de órgão de tubos do século XVIII da América Latina, Agostinho Rodrigues Leite (1722/1786), parece não ter deixado vestígios materiais da sua obra no Recife e em Olinda. É como diz o ditado Santo de casa não faz milagres. Os organeiros Daniel Birouste e Bertrand Lazerme enviarão em breve para o consulado as conclusões do seu estudo com propostas para o estado de Pernambuco.

b-orgão-de-tubos-agostinho-rodrigues-leite-mosteiro-de-sao-bento

Fachada do órgão de tubos do organeiro Agostinho Rodrigues Leite no Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

A pedido do Cardeal Primaz do Brasil Dom Lucas Moreira Neves, Daniel Birouste e Bertrand Lazerme trabalham na reconstrução do órgão da , no Rio de Janeiro, datado de 1808. Esse trabalho que dura no total dois anos e meio deve terminar em dezembro de 2013. No Recife fizeram questão de saber tudo sobre o trabalho de Agostinho Rodrigues Leite. Ficaram espantados com o pouco que viram.

Gostou ?
Compartilhe !