Fernando Machado

Santo Antônio, Dom Fernando e Padre Hewerton

Ontem, à noite, aconteceu a cerimônia de elevação da Capela de Santo Antônio para Paróquia. Não podia faltar, primeiro porque nasci no dia 13 de junho e segundo, porque o pastor que conduz o templo é um grande amigo. Primeiro tivemos o Cortejo Processional, formado por mais de 50 pessoas, conduzida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e pelo vigário Episcopal Padre Paulo Sergio, saindo da Capela de Santo Antônio, na Vila Tamandaré, Estancia, até o palco montado na Praça Gil Rodrigues.

b-charles-hewerton-padre-jurandir-junior

O seminarista Charles, padre Hewerton e padre Jurandir Júnior (Foto: Fernando Machado)

O ministério musical foi com o Coral Esperança, de 15 vozes, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, de Boa Viagem, leia-se o Padre Adriano. A Praça estava lotada de fiéis, as folhas das Casuarinas e dos sombreiros balançavam muito, devido a ventania. Do céu a Lua Nova, lembrando mais uma Lua Cheia, testemunhava aquele momento de fé a Santo Antônio. As nuvens teimavam e esconder a lua, mas São João que é assim com Santo Antônio segurou as chuvas até o momento da comunhão.

b-altar3

O altar no palco da Praça Gil Rodrigues (Foto: Fernando Machado)

Os fiéis de guarda-chuvas e sombrinhas abertos não deixaram seus lugares. Depois a chuvinha deixou de cair. Uma igreja protestante teimava em tumultuar o ato religioso Católico, cantando bem alto seus hinos. Não adiantou, Jesus Cristo estava ao lado de Santo Antônio. Tivemos a saudação inicial do presidente, Dom Fernando Saburido, que entre outras coisas afirmou que com a Santo Antônio paróquia, a Cúria, somava 120 paróquias.

b-cortejo-processional

O cortejo processional (Foto: Fernando Machado)

Também aconteceu a leitura do Decreto de Nomeação do novo administrador da Paróquia de Santo Antônio e do novo pároco da Igreja de Santa Luzia, pelo vigário epíscopal, Padre Paulo Sergio. Acho que deveria ter sido feita pelo Chanceler da Cúria, mas ele não pôde comparecer. A comentarista da Santa Missa foi Lidia Bispo. A primeira leitura foi proclamada por Marly Elvira Bezerra e o Salmo Responsorial foi cantado por Gyselli Cunha.

b-dom-fernando-padre-hewerton

Dom Fernando Saburido e Padre Hewerton (Foto: Fernando Machado)

A Proclamação do Evangelho, coube ao vigário episcopal Padre Paulo Sergio e a homilia a Dom Fernando Saburido. Com mais de 600 fiéis, agitando bandeirinhas roxas, aconteceu a renovação das promessas sacerdotais, dos Padre Hewerton Di Castro e Irmael Vieira Moreira. Nesta hora o ministério musical, à frente a Banda Shekinah cantou O Bom Pastor. É muito difícil um católico não se emocionar com esse cântico.

b-frei-rinaldo-padre-cosmo

Frei Rinaldo e Padre Cosmo (Foto: Fernando Machado)

“Sou bom Pastor ovelhas guardarei, não tenho outro ofício, nem terei, quantas vidas eu tiver, eu lhes darei. / Maus pastores num dia de sombra, não cuidaram e o rebanho se perdeu / vou sair pelo campo, reunir o que é meu, conduzir e salvar. / Verdes prados e belas montanhas hão de ver o Pastor, rebanho atrás / junto a mim, as ovelhas terão muita paz, poderão descansar”. E o coral de 600 vozes respondiam com muita devoção. Foi Lindo demais.

b-milena-marina-marcio-marcela-lyra

Marina e Marcio Lyra com as filhas Milena e Marcela na Santo Antonio (Foto: Fernando Machado)

Na sequencia aconteceu a Profissão de Fé, entrega dos Símbolos, da estola, das chaves da Igreja e do Sacrário. E encerrando aconteceu o juramento de fidelidade. Dom Fernando entregou o documento de nomeação para os Padres Hewerton di Castro e Irmael Vieira Moreira. Também tivemos o abraço da paz. A saudação de Padre Hewerton foi irretocável. Agradeceu a todos e lembrou o pensamento do Papa Francisco, “os padres devem estar onde junto as suas ovelhas”.

b-ligia-bispo

A comentarista Lígia Bispo (Foto: Face)

E completou: “As minhas ovelhas podem não sentir o meu cheiro, mas eu sinto o cheiro das minhas ovelhas”. O publico foi à loucura. Como já frisei Padre Hewerton Di Castro, era judeu e se converteu ao catolicismo, é uma dos grandes pastores da Igreja Católica Apostólica Romana. Ainda tivemos uma queima de fogos de artifícios. Quem viver, verá. Encerrada a cerimônia a paroquiana Lidia Bispo, contou um pouco da história da nova Igreja de Santo Antônio.

b-praça

As casuarinas e sombreiros deu um toque especial ao cenário (Foto: Fernando Machado)

“O sonho de formar a Capela Santo Antônio teve inicio em 1975, há 40 anos pela senhora Afra Monteiro e pelo senhor Pedro Gomes Machado. E dez anos depois conseguiram o terreno. A construção foi iniciada em 5 de fevereiro de 1989 e em 13 de junho de 1989, foi celebrada a Primeira Missa solene presidida por Dom José Cardoso Sobrinho. A Capela Santo Antônio foi inaugurada no dia 16 de fevereiro de 1992, pelo nosso Pastor, o Arcebispo Dom José Cardoso, juntamente com o nosso Padre José Lins.

b-banda-shekiná

O ministério musical da missa foi com a Banda Shekinah (Foto: Fernando Machado)

E desde o início dos anos 2000 pedimos pela criação da nossa Paróquia. Depois de 26 anos como Capela da Paróquia de Santa Luzia, hoje (ontem) nosso desejo de tornar-se Paróquia foi realizado:E estamos aqui louvando e agradecendo a conquista. Agradeçamos a Deus por esta oportunidade maravilhosa, e por todos os esforços concentrados para esta realização. Obrigada a todas as equipes, que unidas manifestaram à graça do Senhor.

b-coral-esperança

O Coral Esperança no pátio da Igreja de Santo Antônio, na Vila Tamandaré (Foto: Fernando Machado)

Obrigada ao nosso querido Padre Hewerton di Castro que soube tocar nosso coração e consciência com suas homilias iluminadas, plenas do amor de Deus. Parabéns as nossas crianças! Aos nossos jovens! Parabéns aos nossos paroquianos, que Deus nos fortaleça e seja sempre para nós a luz que não se apaga! Viva nosso Senhor Jesus Cristo!”

 

Gostou ?
Compartilhe !