Fernando Machado

Romero Duarte & Casa Cor PE

Para comemorar sua 19ª participação na Casa Cor PE e 30 anos de Casa Cor Brasil, a Romero Duarte & Arquitetos sintetizaram o espaço dentro da filosofia do seu escritório: exclusividade, desenho autoral, sofisticação e história. Com 68m², o ambiente engloba living principal com escada e wine/coffee bar. A sala, com sua atmosfera requintada, não se prende a modismos, mas se revela de maneira atemporal, cosmopolita e pessoal, valorizada pelo design assinado das poltronas cubos de Jorge Zalszupin, o sofá de Marcus Ferreira, poltrona Fat do estúdiobola e pela luminária de vidro de murano desenhada pelo nosso escritório.

casa-romero-duarte-arquiteto

 

Romero Duarte dentro do seu living principal (Foto: Fernando Machado)

Com leve referência ao estilo Art Déco, reforçado pela presença de peças desta época e pela alusão do inconsciente coletivo das peças do mestre Marcus de Sertânia que remetem aos elegantes galgos tão presentes no Art Déco. Como recursos tecnológicos, além da iluminação em led em 360º, também foram utilizados painéis de madeira que se transformam em grandes caixas de som planas. No wine/coffee bar, Romero imaginou um espaço de degustação, onde tradição e história foram as diretrizes para nossa concepção. Uma impactante coleção de vidros franceses emoldura o móvel sobrepondo a estética à função utilitária.

casa-romero-rogerio-maranhao

Elio Giusto um contraponto no mobiliário (Foto: Rogério Maranhão)

Neste apoio, Romero Duarte utilizou adegas, cafeteira, bebidas e todo suporte necessário para o que ele se propõe. Destaque para os lustres portugueses Art Noveau e mesa especialmente desenhada para homenagear minha mestra e irmã arquiteta Maria do Loreto. Na escada, a intenção foi preservar todo o acervo histórico do espaço e valorizá-lo via uma iluminação especial e contrapô-la com mobiliário desenhado por Sérgio Faher. No espaço temos uma homenagem a arquiteta Janete Costa, por meio da escultura de Elio Giusto, que fez parte de seu acervo pessoal e que atualmente se encontra no Instituto Ricardo Brennand.

Gostou ?
Compartilhe !