Fernando Machado

Roberta Guimarães candidata a Yalorixá

b-monica-renata-roberta-lucia-paula-kika-jarbas-guimarães

Mônica, Renata, Roberta, Lucia, Paula, Kika e Jarbas Guimarães (Foto: Fernando Machado)

Ontem, à noite, a Livraria Cultura, do Paço Alfandega, virou um pequeno terreiro com alguns babarolixás e yalorixás, por conta do lançamento do livro da excelente fotografa Roberta Guimarães, batizado de O Sagrado, a Pessoa e Orixá. Roberta  mergulhou por mais de um ano visitando 12 terreiros de xangô das cidades do Recife, Olinda, Paulista e Goiana, registrando rituais e cerimônias, muitas vezes reservados. Portando Roberta Guimarães é uma seria candidata a yalorixá.

b-mario-carmelo-dilmelandia-augusto-da-silva-murilo-amaorim-jefferson-maciel-josé-carlos-ramos

O empresário Murilo Amorim entre Mário Carmelo, Dilmelandia Augusto da Silva, Jefferson Maciel e José Carlos Ramos (Foto: Fernando Machado)

O sincretismo que se deu durante o período da escravatura resultou nesse trabalho, que traz uma abordagem inédita sobre cultura e religião nos terreiros acima citados, que pode ser conferido nas 160 páginas da obra. As mais de 200 imagens que o livro inclui vêm contribuir para a difusão do xangô, mas, principalmente para a quebra de preconceitos. Além das fotos, a obra conta com textos em português do antropólogo Raul Lody, com tradução em inglês e o design de Dulce Lobo.

b-jarbas-guimarães-filho-jarbas-guimarães

Jarbas Guimarães Filho e Jarbas Guimarães (Foto: Fernando Machado)

Cerca de 100 pessoas entraram no ritmo dos orixás não somente na aquisição do livro assim como degustando as comidas de santos. O bufê foi assinado pela chef Carol Silveira, do Armazém Xavier. Na mesa decorada com flores do campo secas repousavam pratos com Acacá e Dip. Os garçons desfilavam com bandejas de cestinha de frutas e queijos embebeçidas na cachaça, bolinhos de inhame com carne seca, e pão de camarão com ervas. Tudo regado sucos de maracujá e pitanga.

b-isabela-rodrigues-fanna-mendonça-monica-guimarães

Isabela Coutinho, Fanna Mendonça e Mônica Guimarães (Foto: Fernando Machado)

Roberta, em grande noite, recebia os convidados ao lado do marido Mário Dellicolli e dos pais Lucia e Jarbas Guimarães, além dos irmãos Jarbas, Monica, Renata, Paula e Kika. Foi lá que Monica recebeu o telefonema do marido, o senador Armando Monteiro, que o senado tinha aprovado a MP dos Portos. O clã Guimarães é muito elegante. Outro destaque foi o babalorixá Jefferson Maciel.

b-carol-silveira

A chef Carol Silveira (Foto: Fernando Machado)

Informação cultural: Com mais de 20 anos de experiência, Roberta Guimarães é formada em Jornalismo pela Unicap e cursou Fotografia no Instituto Superiore di Fotografia de Roma (Itália). Tem ainda especialização em Estudos Cinematográficos (Unicap). Atuou como repórter fotográfica na Folha de Pernambuco e no Jornal do Commercio. É diretora e sócia fundadora da Agência Imago. Entre outros trabalhos de Roberta, está o livro Brincantes da Mata, em parceria com as também fotógrafas Rose Gondim e Tuca Siqueira.

b-renata-monica-guimarães-mario-belllicolli

Renata Colaferri e Mônica Guimarães com Mário Dellicolli (Foto: Fernando Machado)

 

Gostou ?
Compartilhe !