Fernando Machado

Restaurante do Senac & Bodas de Esmeraldas

Logo depois da solenidade da entrega dos Troféus Empresário Destaque 2012, o presidente do Fecomercio, Josias Albuquerque à côté Tide, em grande noite num modelo preto by Roberta Imperiano, ofereceu um jantar à francesa para os convidados, para festejar os 40 anos de fundação do Restaurante-Escola Senac. Quero parabenizar a ousadia da gerente Mércia Araújo e para que o serviço saísse perfeito ela disponibilizou uma brigada de 60 pessoas.

ss-tide-josias-albuquerque
Tide e Josias Albuquerque (Foto: Fernando Machado)

A decoração assinada por Robson Chagas estava belíssima. Um tapete vermelho, 50 metros, foi colocado da entrada do Senac até o restaurante. O bolo de quatro andares by, ficou numa mesa pata de leão com tampa de mármore italiano, ao lado de outras duas onde repousavam vasos de prata com flores bordeaux. Sobre as mesas caiam do teto um lustre Provance, lindo de viver.

ss-carlos-moraes
O médico Carlos Moraes (Foto: Fernando Machado)

O restaurante foi dividido em três ambientes para comportar os 250 convidados. Sobre as mesas estavam arranjos de alstromerias e cravos em ton sur ton de vermelho. Os souplats de rattan ficaram sobre as toalhas de cetim amassados e os portas-guardanapos circulares de madeira caiam pingentes de vidros verdes remetendo as Bodas de Esmeraldas. Não esquecer a alinhada passadeira em jacar.

ss-marcelo-aguiar-cileia
O general Marcelo Aguiar e sua Cileia (Foto: Fernando Machado)

O bufê foi preparado por cinco chefs ex-alunos do Senac. Os petiscos de boas vindas foram do chef Ivalmir Barbosa e constavam de mini medalhões de lagosta perfumados com alecrim na aguardente, bolinhos de carne de aratu no ramequim acompanhados de quibebe e hortelã, mousse de roquefort com chips de banana da terra e anéis de lula com camarão empanado na geléia de damasco.

ss-lucia-pontes-ligia-leite2
Lucia Pontes e Ligia Leite (Foto: Fernando Machado)

O coquetel foi grifado por Fernando Bezerra, montado com espumante e licor de pêssego. Para entrada o chef Silvio Romero preparou uma trilogia nacional onde a salada era composta de frutos do mar (pitu do Amazonas, saramunete de Pernambuco e vieira de Santa Catarina). O chef Manassés Silva assinou a ratatouille Nordestina: mix de alho, cebola, cenoura, berinjela, abobrinha, pimentões (verde e vermelho), salsa e manjericão picados e refogados no azeite, temperados com sal e regado ao vinho branco e molho de tomate.

ss-ivalmir-barbosa-wilson-junior-claudemir-barros-silvio-romero-manaces-silva-manaces-silva
Os chefs Ivalmir Barbosa, Wilson Junior, Claudemir Barros, Silvio Romero, Manassés Silva e César Santos (Foto: Fernando Machado)

Os pratos principais foram lagostins e camarão ao Quarentão do Chef César Santos (lagostinha e camarão cozidos com temperos de cebola, mostarda, pimenta do reino, açúcar, suco de pitanga, hortelã, azeite e manteiga, acompanhada de arroz brasileiro). O outro foi bochecha de boi ao molho roty (bochecha de boi ensopada com molho roty, acompanhado de purê de fruta-pão). E para sobremesa o chef Wilson Junior criou uma Delicia de Esmeralda (pudim de caramelo com calda de açúcar, coberto com creme e essência de avelã).

Gostou ?
Compartilhe !