Fernando Machado

Réquiem para Valdelusa!

Ontem uma nuvem de tristeza tomou conta de mim, quando fui informado do falecimento da amiga Valdelusa D’Arce. Eu já esperava essa noticia, todavia sempre nos choca. Val agora está fazendo noticia no céu. A jornalista Valdelusa D’Arce era uma figura humana maravilhosa. Calada e muito ética. Nasceu em Correntes, mas logo foi morar em Garanhuns, onde estudou no Colégio Santa Sofia. Depois fixou residência no Recife, estudou no Colégio Padre Felix e na sequencia Jornalismo na Unicap.

 

Valdelusa D’Arce quando se formou em jornalismo pela Unicap (Foto: Divulgação)

Sempre sonhou em atuar no jornalismo e em 1972 iniciou sua incursão quando foi trabalhar no Diário de Pernambuco. Começou traduzindo telegramas no setor Internacional. Foi transferida para o setor de turismo chegando ser a sua editora. Viajou muito pelo mundo a fora. Paralelamente era coordenadora do Curso de Jornalismo da Unicap, onde atuou por oito anos.

Valdelusa numa reunião festieja da Abrajet-PE (Foto: Fernando Machado)

Foi Secretária de Turismo de Itamaracá, cidade que adorava, chegando a comprar uma casa lá, para passar os finais de semana. Escreveu um livro sobre a Ilha, todavia num momento decepção rasgou. Era amiga do cantor Reginaldo Rossi, chegando a confessar que gostaria de ser enterrada ao lado dele. Infelizmente não foi possível. A música garçom foi composta por Rossi, quando estava com Valdelusa num bar.

Valdelusa entre Ricardo Guerra e Luiz Felipe Moura na Casa de Gilberto Freyre, em Apipucos (Foto: Fernando Machado)

Valdelusa foi demitida do Diário de Pernambuco e depois da Universidade Católica de Pernambuco esses fatos a deixaram meio para baixo. Este blog, fiel aos rituais do futebol, pede um minuto de silencio para ela. E assim a nossa geração vai partindo, e com ela um pouco de nós. Val você deixou seu nome perpetuado no mural do jornalismo que está de luto, e claro muita saudade.

 

Gostou ?
Compartilhe !