Fernando Machado

Réquiem para Stäel Abelha!

Morreu terça-feira, em Belo Horizonte, Minas Gerais, a Miss Brasil de 1961, a mineira Stäel Maria da Rocha Abelha Athayde, que nasceu em Caratinga, em 5 de maio de 1940. Ela sofria de Alzheimer há muito tempo, mas a causa do óbito foi de uma parada cardíaca. Stäel foi eleita Miss Brasil em 11 de junho de 1961. Ela era linda e do alto de seus 1m70, 58kg, 58cm de cintura, 98 cm de busto e de quadris, 58cm de coxa e 22cm de tornozelo, seguiu até a Flórida, para participar do Miss Universo que aconteceu no dia 15 de julho.

Stäel Abelha de baiana e de maiô (Fotos: O Cruzeiro)

Stäel Abelha que não figurou no Top 15, a vencedora foi a Miss Alemanha, Marlene Schmidt. Stäel usou a baiana mais bonita de todos os concursos de Miss Brasil. Ela foi criada pelo figurinista pernambucano Marcilio Campos. Ao voltar dos Estados Unidos, renunciou no dia 20 de julho de 1961, para casar, no dia  com o milionário mineiro Múcio Athayde (1936/2010), casou em 21 de dezembro de 1963, na Igreja de São José em BH. Stael que era advogada deixou três filhos Danton, Rondon e Maria Augusta e cinco netos.

Stäel quando se casava com Múcio Athayde (Foto: Divulgação)

No dia 14 de setembro de 1919, no Instituto Helio Amaral, em Caratinga, o professor e escritor Hélio Amaral lançou a biografia de Stael Maria da Rocha Abelha – Miss Brasil. Em outubro de 2010, na Casa Ziraldo de Cultura, em Caratinga, aconteceu uma exposição chamada de Stäel Abelha, nossa eterna Miss Brasil, iniciativa do cartunista Edra, com o apoio do fotografo Onair de Freitas.

Stäel Abelha aos 78 anos (Foto: Instagram)

Informação Importante: O Top 3 do Miss Brasil de 1961, já faleceram. O trio era formado por Stäel Abelha (Miss Brasil Universo), Vera Maria Brauner (Miss Rio Grande do Sul, e Miss Brasil Beleza Internacional, em Long Beach); e Alda Coutinho de Morais (Miss Guanabara, Miss Brasil Mundo).

Stäel Abelha, entre Vera Brauner e Alda Coutinho em julho de 1961 (Foto: O Cruzeiro)

Gostou ?
Compartilhe !