Fernando Machado

Renascença: O clube das mulatas

Vera Lúcia Couto dos Santos de maiô e longo by Hugo Rocha (Foto: Manchete)

Como diz a marcha de João de Barro e Antônio Almeida gravada em 1947:  “Branca é branca preta é preta / Mas a mulata é a tal, é a tal! / Quando ela passa todo mundo grita: / “Eu tô aí nessa marmita!” / Quando ela bole com os seus quadris / Eu bato palmas e peço bis / Ai mulata, cor de canela! / Salve salve salve salve salve ela!”

O top 4 do Miss GB de 1960: Martha Angerman, Gina Macpherson, Shirley Carneiro e Dirce Machado (Foto: O Cruzeiro)

Há 48 anos, acontecia o ultimo concurso para a escolha da Miss Clube Renascença, para disputar o Miss Guanabara de 1970. Participaram da escolha 10 jovens: Edna Costa, Gina Ângela Rodrigues, Joira de Castro Barreto, Leda Vasco, Sônia Cristina Atanazio, Sônia Santos, Sônia Silva, Valberth da Silva Souza, Vera Lucia Correia e Yara Alcântara. E assim encerrou a era de ouro das mulatas do Renascença.

Sonia Silva, Edna, Vera Lúcia, Joira, Valbeth, Sonia Santos, Leda Vasco e Yara Alcântara candidatas do Renascença (Foto: O Cruzeiro)

A vencedora foi a pernambucana Sônia Silva. Essa competição começou em 1959, quando a cabeleireira Diná Duarte reuniu um grupo de mulatas, de fechar o comercio, para desfilar no Clube de Regatas Flamengo. Como pediram bis, Diná foi mais audaciosa e lançou uma candidata ao Miss Guanabara de 1960, Dirce Machado, que faturou o 4º lugar no concurso. Em 1965 o clube não apresentou candidata e em 1969 o Renascença ficou fora novamente dos holofotes.

As mulatas Sonia Silva, Leda Vasco, Yara Alcântara e Edna Costa (Foto: O Cruzeiro)

Não podemos esquecer a Miss Renascença de 1964, Vera Lucia Couto dos Santos que venceu o Miss GB, ficou no 2º lugar no Miss Brasil de 1964, e foi 3º lugar no Miss Beleza Internacional, em Long Beach. O clube foi fundado em 17 de fevereiro de 1951 por um grupo de deuses de ébano de classe média, os advogados Oscar e Jandir de Paula Assis; os comerciantes Domingos e Idalina de Jesus Soares, os médicos Humberto e Diva de Oliveira, além de Enedina Rodrigues da Silva.

Miss Renascença, Sonia Silva, na passarela do Miss Brasil dia 13 de junho de 1970 (Foto: O Cruzeiro)

Gostou ?
Compartilhe !