Fernando Machado

Recordando o Libertador San Martin

Alejandro Funes Lastra e Maria Antonieta (Foto: Fernando Machado)

José Francisco de San Martín y Matorras nasceu na Argentina em 22 de fevereiro de 1778 e morreu na França em 17 de agosto de 1850. O herói argentino é mais conhecido como o libertador Dom José de San Martin que teve participação importante na Independência da Espanha, assim como participou ativamente dos processos de independência da Argentina, do Chile e do Peru. Nosso país vizinho tem outra data importante é a da sua Independência.

Sheila Wanderley e João Alberto (Foto: Fernando Machado)

Tulio Carneiro, Felipe Guerra, Alejandro Lastra, Esteban Diaz (Foto: Fernando Machado)

Gabor de Zagon e Jiro Maruhashi (Foto: Fernando Machado)

Pois bem, sexta-feira, pela passagem dos seus 168 anos de morte do General San Martin, o cônsul geral da Argentina, Alejandro Manuel Funes Lastra movimentou recepção, no The Beach Club, que anexo ao Sheraton Reserva do Paiva. Recebendo os convidados estavam o cônsul geral Alejandro Lastra e a consulesa Maria Antonieta.

Shao Weitong, Yan Yuqing, Gabor de Zagon e John Barrett (Foto: Fernando Machado)

Martina e João Oliveira (Foto: Fernando Machado)

Javier e Lorena Ramirez (Foto: Fernando Machado)

O mestre de cerimônia foi Ronald Silvestre Bezerra. Primeiro tivemos a execução dos hinos do Brasil e da Argentina, pelo Quarteto Encore, do Conservatório Pernambucano de Música. Depois tivemos a fala do diplomata argentino Alejandro Lastra, do representante da Câmara Brasil Argentina de Comercio, Indústria, Turismo, Cultura e Serviços Felipe Guerra e da diretora da Escola Municipal General San Martin. Sim foi erguido um brinde pela data.

Arturo Pinto, Joseane Santos e Fernando Fonseca (Foto: Fernando Machado)

Luz e Geoffrey Bogart (Foto: Fernando Machado)

Gil Berghoff e Cidcley Alves (Foto: Fernando Machado)

No decorrer da festa o Quarteto Encore apresentou uma homenagem ao Tango, com peças de Astor Piazzolla, Carlos Gardel e Casimiro Alcorta; outra a Pernambuco com peças de Fernando Rangel e Dadá Malheiros, além de um encontro do frevo e de tango, com Cirlanny do Nascimento Silva, Nathaly Galdino da Silva e Marcus André Martinez Accioly. Como bom pernambucano eu senti falta do nosso hino do Carnaval: Vassourinhas.

Eunice Couto e Vera Belo (Foto: Fernando Machado)

Norbert Bergmann e Guido Stütz (Foto: Fernando Machado)

Ricardo Pessoa de Queiroz Filho e Bruna (Foto: Fernando Machado)

O menu grifado pelo chef Fernando Fonseca era de se comer rezando para Nossa Senhora de Luján. No cardápio perna suína assada com mostarda e cebola confit, pata de rez assada, choripan (sanduíche argentino de lingüiça suína acompanhado de saladas ao molho de chimicurri), empanadas de carne, empanadas de frango, pãezinhos de ricota e orégano, folhado de carne seca, mini pudins e mini alfajor. De parabéns o gerente geral, o gentleman Guido Stütz, Arturo Pinto e ao chef Fernando Fonseca.

Vânia da Fonte, Sônia Rossel e Maria do Carmo Sobral (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !