Fernando Machado

Recepção a bordo do Libertad

l-fernando-maglione-guillermo-tyburec
Os comandantes Fernando Maglione e Guillermo Tyburec (Fotos: Fernando Machado)

Há 14 anos que o navio escola da Marinha de Guerra da Argentina Libertad não fazia uma escala no porto do Recife. E esse hiato valeu e como. O comandante, o mar-e-guerra Guillermo Tyburec, ao lado do cônsul Alejandro Hurtado e do capitão-de-fragata Fernando Maglione, movimentou, ontem à noite, uma recepção a bordo do veleiro de se tirar o chapéu. Fazia muito tempo que não participava de uma recepção tão maravilhosa e recheada de oficiais bonitos que seria fácil muitos deles serem escalados para uma novela da TV Globo.

l-alejandro-hurtado-coromoto-godoy-calderon-caroline-chung-christopher-del-corso
Os consules Alejandro Hurtado, Coromoto Godoy Calderón e Christopher del Corso à côté Caroline Chung

O Libertad está em viagem de instrução trazendo a bordo 320 pessoas (91 Guardas-Marinha, 9 uruguaios, um paraguaio, um boliviano, um panamenho, um chileno e um brasileiro). Do grupo temos 30 mulheres, sendo duas majores e as demais Guardas-Marinha. Também um capelão, Padre Felicissimo. O Libertad tem 103,7 metros de cumprimento e a altura do mastro grande é de 49,80 metros. Foi construído na Argentina e inaugurado no dia 28 de março de 1963.

l-antonio-alvez-ignacio-molina
O Guarda Marinha uruguaio Antonio Alvez e o Capitão Tenente argentino Ignacio Molina

Ele partiu do porto de Buenos Aires no dia 28 de maio de 2011, devendo retornar para a a capital argentina no dia 11 de outubro, com destino ao Rio de Janeiro. O Recife foi o segundo e último porto que atracará no Brasil nessa viagem. Daqui segue para Paramaribo, Georgetown, La Guaira, Cartagena de Indias, Guayaquil, El Callao, Valparaiso, Punta Arenas, Ushuaia, Rio Grande, San Julian, Comodoro Rivadavia, Puerto Madryn, Bahia Blanca, Montevideo, Rada La Plata e Bueno Aires.

l-marcelo-saldores-claudio-catalani-arturo-ramirez-diego-chavez-carlos-britos
Os Guardas-Marinha Marcelo Saldores, Claudio Catalani, Arturo Ramirez, Diego Chavez e Carlos Britos

O coquetel aconteceu no convés do Libertad com direito a um bufê de fazer inveja a Apicius. Os chefs Raimundo, Bentazos e Gomes prepararam um cardápio bem portenho. A pièce de resistance foi lechón desmessazado, que era de se comer rezando. No coquetel volante destaques para a empanada e o espetinho de carne com verduras. Tudo isso acompanhado de vinhos a prosecco argentinos da melhor qualidade. O maitre Eduardo Dias estava a tento a tudo.

l-debora-medina-janaina-couto-portela
A jeunesse dorée presente Débora Medina e Janaina Couto Portela

Gostou ?
Compartilhe !