Fernando Machado

Blog

Recepção a bordo do Elcano

y-victoriano-gilaverte-marcelo-de-lucas-simon-filho

O comandante Victoriano Gilabert Agote e o cônsul Marcelo de Lucas Simon Filho (Foto: Fernando Machado)

y-karina-simon-ana-sicre

A consulesa Karina de Lucas Simon e a esposa do adido de defesa Ana Sicre (Foto: Fernando Machado)

O capitão de mar e guerra Victoriano Gilabert Agote, ao lado do Adido de Defesa da Embaixada da Espanha no Brasil, Ramón Piñer foram anfitriões, quarta-feira, de uma recepção a bordo do navio-escola da Marinha da Espanha Juan Sebastián de Elcano. A embarcação que traz a bordo 220 pessoas, entre elas 23 mulheres (duas oficiais, uma guarda-marinha e 20 marinheiras), e 45 guarda-marinhas, ficará atracado no nosso porto até domingo, quando retorna para Portugal, onde deverá chegar no dia 20 de dezembro.

y-carlos-carolina-simon-lnhigo

Carolina Simon entre os guardas-marinhas Carlos e Iñhigo (Foto: Fernando Machado)

y-teresinha-luiz-fernando-de-aguiar-maria-guadalupe-fedrerico-san-juan-rosales

Teresinha e o brigadeiro Luiz Fernando de Aguiar com Maria Guadalupe e o adido militar Frederico San Juan Rosales (Foto: Fernando Machado)

Esse é o seu 88º cruzeiro de instrução. O Juan Sebastián de Elcano, é movido a velas, tem quatro mastros com os nomes dos navios-escolas anteriores: Blanca, Almansa, Asturias e Nautilus. Tem 113,1 metros de comprimento. Infelizmente não pude saber mais, pois a tripulação não quis adiantar muita coisa. A recepção aconteceu no seu convés e teve como fundo musical uma banda formada por marinheiros do navio-escola. É bom lembrar que alguns guardas-marinhas eram um colírio para os olhos.

y-ana-lucia-jose-luiz-jaborandy

Ana Lúcia e o general José Luiz Jaborandy (Foto: Fernando Machado)

y-ana-raquel-humberto-monenegro-junior

Ana Raquel e o general Humberto Montenegro Junior (Foto: Fernando Machado)

O bufê da recepção foi tipicamente, espanhol, como não poderia deixar de ser e preparado pelos próprios cozinheiros do navio-escola. Numa ilha repousava presunto de pata negra, noutra camarão, peixe de crosta de amêndoa moída à Andaluzia, empanadas e presunto com melancia. O prato de resistência foi uma Paella Valenciana. Tudo isso regado a vinhos nobres espanhóis (La Guita, Tio Pepe, Rioja e Conde Iznar). A gastronomia espanhola é chegada a sal.

y-victoriano-filaverte-maria-silvia-laurindo-ramon-lemos

O comandante Victoriano Gilaverte, Maria Silvia Laurindo e o adido Ramón Piñer (Foto: Fernando Machado)

y-marcelo-filho-marcelo-jose-antonio-simon

Marcelo de Lucas Simon entre os filhos Marcelo e José Antônio (Foto: Fernando Machado)

Impossivel citar presenças, mesmo destacaríamos o presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchoa, o adido naval do México em Brasilia Frederico San Juan Rosales com Maria Guadalupe Rodriguez, o adido de defesa da embaixada da Espanha em Brasilia Ramon Piñer e sua Ana Sicre, brigadeiro Luiz Fernando de Aguiar com Teresinha, os generais José Luiz Jaborandy e Ana Lucia, Humberto Montenegro e Ana Raquel, Nilson Ananias e Glaucia, o capitão dos Portos Marcelo Petrille Pacheco.

y-jaime-payo-silvia-carvalheira-alberto-cartelle

Silvia Carvalheira entre os guardas-marinhas Jaime Payo e Alberto Cartelle (Foto: Fernando Machado)

y-inaki-dario-javier

Os guardas-marinhas Iñaki, Dario e Javier (Foto: Fernando Machado)

Ainda a chefe do escritório do Itamaraty no Nordeste, ministra Maria Silvia Laurindo, o cônsul honorário da Espanha, Marcelo de Lucas Simon Filho com Karina, o secretário executivo de Articulação Internacional Rodolfo Ramirez, o cônsul geral da Argentina Jaime Beserman com Patricia, João Alberto com Sheila Wanderley, Manuela Leimig e Frederico Belfort, Auris e José Antônio Simon, Monika e Gustavo Simon, Stella e Carlos Simon, Silvia Carvalheira e Fátima Guerra.

y-monika-krina-stela-auris-simon

Monika, Karina, Stella e Auris de Lucas Simon (Foto: Fernando Machado)

y-manuela-leimig-frederico-belfort

Manuela Leimig e Frederico Belfort (Foto: Fernando Machado)

0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.