Fernando Machado

Posse do Padre Cosmo na São Pedro do Clérigos

A posse do Padre Cosmo Francisco do Nascimento, ontem, como reitor da concatedral de São Pedro dos Clérigos, no Pátio de São Pedro foi uma apoteose. O templo foi inaugurado em 30 de janeiro de 1782 e o seu projeto foi do arquiteto foi Manoel Ferreira Jacome. As pinturas foram do artista plástico pernambucano do século XVIII, João de Deus Sepúlveda.

Padres Valdir, Cosmo, Paulo Sérgio e Delio Mota (Foto: Fernando Machado)

Pois foi cenário deslumbrante que Padre Cosmo recebeu a reitoria, do templo, designado pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Um detalhe: tanto o padre Cosmo como o padre Paulo Sergio Monteiro, vigário episcopal, recebiam os parabéns pelos seus 26 anos de sacerdócio. A missa foi concelebrada pelos padres Delio Mota, Valdir Cosmo e David Gonçalves

Panorama da igreja visto do alto, durante a comunhão (Foto: Fernando Machado)

A primeira leitura coube a Sônia Ribeiro, e segunda leitura foi de Ricardo Mariano. Padre Delio Mota leu o documento da posse de Padre Cosmo. A homilia foi do Padre Paulo Sérgio Monteiro, e a Prece da Assembléia foi de Marcos Bento. O ministério musical foi com o tecladista Flávio Pio. Acho que 600 fieis estavam no local, Padre Cosmo é sem dúvida o Padre das Multidões do Recife.

Gostou ?
Compartilhe !