Fernando Machado

PMPE & Patrulha dos Bairros

A Patrulha dos Bairros foi criada em setembro de 1985, no governo Roberto Magalhães, pela Polícia Militar de Pernambuco, na época comandada pelo coronel Nelson Lucena. A verba para compra do lote inicial de 33 kombis foi conseguida pelo coronel Nelson Lucena, em despacho com Fernando Lyra, então Ministro da Justiça. As kombis foram distribuídas para o 1º Batalhão (Olinda), 6º Batalhão (Prazeres) e 7º Batalhão (San Martin). Com o sucesso da patrulha, o número de kombis chegou a 108, beneficiando outros bairros do Recife e Região Metropolitana e até Caruaru.

Fernando Lyra e Nelson Lucena (Foto: Informativo da PMPE)

As patrullhas seguiram o modelo da Operação Polo, existente em São Paulo. Cinco PMs em uma kombi trabalhavam nos bairros, parando por duas horas em pontos de estacionamento determinados. Enquanto o motorista permanecia na viatura atendendo a população, os outros quatro PMs, divididos em duas duplas, faziam a ronda a pé, seguindo roteiros previamente estabelecidos. Cada kombi contava com três equipes, trabalhando em três turnos, de 10h da manhã às 4h da madrugada, sem sair do bairro, pois as substituições e as refeições eram feitas no local.

O governador Roberto Magalhães (Foto: Divulgação)

Ao ser informado do novo serviço da PMPE, o governador Roberto Magalhães teria dito que não iria simplesmente copiar uma ideia da polícia de um Estado governado por um adversário político (Franco Montoro) e mandou chamar Cecília Freitas e Giulianno Bianchi, da agência Gruponove, que ouviram atentamente o coronel Nelson Lucena sobre a dinâmica daquele novo tipo de policiamento. Assim surgiu a denominação Patrulha dos Bairros.

Gostou ?
Compartilhe !