Fernando Machado

Perfil do Consumidor: Nádia Duarte

A focalizada deste domingo é a médica pernambucana e a primeira mulher presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, Nádia Maria da Conceição Duarte, graduada em 1987, pela Faculdade de Medicina da UFPE. É especializada em Anestesiologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (USP). É membro da Sociedade Brasileira de Anestesiologia desde 1988.

nadia-duarte1
A médica Nádia Duarte (Foto: Cortesia)

Após a especialização em São Paulo onde participou de diversas funções em comissões, diretoria e coordenação científica de eventos na Sociedade de Anestesiologia de Pernambuco. Na Sociedade trabalhou no Comitê de Reanimação e Atendimento ao Politraumatizado e na Comissão de Educação Continuada, participando da sua Diretoria desde 2006. Por voto direto dos associados da Instituição foi eleita para presidir a SBA no ano de 2011.

Qual a maior invenção do homem – A vida em comunidade

Qual a pior invenção do homem – A violência

Um anestesiologista que a história vai guardar – Todo aquele que pratica a sua especialidade com ética e conhecimento atualizado e embasado em evidências seguras.

E um que a história guardou – Willian Thomas Green Morton. Realizador da primeira anestesia cirúrgica no mundo, no Hospital Geral de Massachussets, Universidade de Harvard (EUA), em 16 de outubro de 1846.

Com quem gostaria de se esbarrar na SBA – Com todos os seus sócios fundadores, voltando ao tempo e participando da histórica reunião do dia 25 de fevereiro de 1948.

Um filme inesquecível – Matrix (a série)

Um ator – Matheus Nachtergaele

Uma atriz – Eva Wilma

Hino musical – Ne me quite pás, de Jaccques Brel

Um cantor – Chico Science

Uma cantora – Maria Bethânia, a diva brasileira

A palavra mais bonita na medicina – Alívio

E a mais feia – Neglicência

Restaurante que gosta de ir – Sushi Yosh

Comida preferida – Lagosta grelhada na manteiga

Comida que detesta – Quiabo ensopado

O que não pode faltar na sua geladeira – Leite desnatado

Livro de cabeceira – O Evangelho Segundo Jesus Cristo (de Saramago) e O Guia do Mochileiro das Galáxias (de Douglas Adams)

Um (a) poeta – Meu pai, Manoel Belarmino (em memória). Da estirpe dos grandes repentistas pernambucanos.

O destino de sua cidade que recomendaria a um turista – As areias, o sol e o mar da praia de Boa Viagem

Gostou ?
Compartilhe !