Fernando Machado

Passagem de Cargo de Capitão dos Portos

Numa tarde quente e com o céu indicando chuvas aconteceu a cerimônia de passagem de cargo de Capitão dos Portos de Pernambuco, no pátio interno da Capitania, no Recife Antigo. Quando o Capitão-de-Mar-e-Guerra Joése de Andrade Bandeira Leandro passou as funções para o também Capitão-de-Mar-e-Guerra Mauro José da Silva Gonçalves. O vogal, no linguajar da Marinha, e mestre de cerimônias, para nós, foi o Capitão-Tenente Vieira.

c-edison-lawrence-mariath-dantas-americo-salvador-de-oliveira
O almirante Lawrence e o general Salvador (Fotos: Fernando Machado)

Os comandantes do III Distrito Naval, Vice-Almirante Edison Lawrence Mariath Dantas, do Comando Militar do Nordeste, General de Exército Américo Salvador de Oliveira, presidiram a cerimônia. Primeiro foi executado o Hino Nacional pela Banda da Escola de Aprendizes de Marinheiros. Depois foi lida a portaria de nomeação e exoneração de oficiais para os cargos de direção, assinada pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Julio Soares de Moura Neto. Aliás, eu o conheci quando era comandante da Estação Rádio Pina.

c-mauro-silva-goncalves-antonio-carlos-prado-rodrigues-joese-leandro
Mauro Silva, Antônio Carlos Prado e Joése Leandro

Falaram na solenidade o Capitão dos Portos que saia, Joése Leandro (uma poema de agradecimento e salpicado de saudade e toque de patriotismo. Finalizou reverenciando “Pernambuco, imortal, imortal”) e o que assumia, Mauro da Silva Gonçalves (que visivelmente emocionado disse que era a primeira vez que servia no Nordeste. Elogiou o Recife, lembrou a expansão de Suape e agradeceu aos Comandantes da Marinha e do III Distrito Naval, assim como à sua família, representada pelo filho Felipe).

c-christopher-del-corso-caroline-chung-caroline-rose
Christopher Del Corso, Caroline Chung e Caroline Rose

Depois foi entregue pelo suboficial Averaldo Alves de Lima o pavilhão de Capitão dos Portos ao comandante Joése Leandro. Antes do encerramento da cerimônia o comandante destituído, Joése Leandro recebeu o distintivo de comando prateado de sua filha Tatiane e o substituto, Mauro Silva, o distintivo de comando ouro entregue pelo filho Felpe. E finalmente aconteceu um coquetel assinado por Rose Beltrão, tendo fundo musical a banda Koisa de Marujos, regida pelo sargento Edilson. A vocalista é a sargento Carla.

c-samara-pontes-ines-pessoa-taine-oliveira-nara-ramires-elenita-andrade
Samara Pontes, Inês Pessoa, Taine Oliveira, Nara Ramires e Elenita Andrade

Impossível citar presenças, mesmo assim destacaríamos, os desembargadores José Fernandes Lemos e Luiz Alberto Gurgel de Faria, os generais Geraldo Gomes de Mattos Filho e Luiz Felipe Linhares Gomes, os coronéis Antônio Carlos Prado Rodrigues, Edvaldo Rodrigues de Souza, e José Lopes de Souza, os cônsules Toshio Watanabe e Christopher Del Corso com a consulesa Caroline Chung e a filha Caroline Rose.

c-koisa-demarujo
A Banda Koisa de Marujos

Ainda os ex-comandantes da CPPE, Geraldo Mendonça e Jorge Lara, Margarida Matheos de Lima, Elenita Andrade, Nara Ramires, Inês Pessoa, Taciana Araújo, Luiza e Jorge Aragão, Sérgio Mota, Carlos Russel, Augusto Pashuass, João Paulo Lins Melo, Romero Neves, Romeu Neves Baptista, Antônio Veríssimo, Ronan Drummond, Carlos Bezerra, Eudes Souza Leão Pinto.

Gostou ?
Compartilhe !