Fernando Machado

Parabéns Women’s Club

A Igreja de São José dos Manguinhos foi construída pelo Padre Francisco de Salles e Silva por volta de 1834, graças a donativos da comunidade, no estilo barroco. No rétabulo de madeira estão as imagens de São José de Botas, São Miguel e Nossa Senhora do Carmo, do século XVIII. No frontispício temos uma imagem de São José de Botas trazida de Portugal.

w-olgarina-conceicao-ieda-evilasio-benita-rosita-lucia
Olgarina, Conceição, Ieda, Frei Evilásio, Benita, Rosita e Lucia (Fotos: Fernando Machado)

Foi nessa igreja que o Papa João Paulo II, quando veio ao Recife, entrava noite adentro rezando e meditando. Ele ficou hospedado no Palácio dos Manguinhos. Pois bem foi nesse cenário lindo, que a presidente Lucia Maia mandou celebrar uma missa em ação de graças pelas bodas de ouro do International Women’s Club.

w-igreja
Uma vista da cerimônia religiosa

A cerimônia linda foi presidida pelo Frei Evilásio Campelo de Medeiros. Coube a Lúcia Maia ser a comentarista. A primeira leitura foi proclamada por Cristina Freyre, o salmo por Gilka Guimarães e a segunda leitura por Denise Silveira. A homilia de Frei Evilásio foi um passeio pela fé, esperança e caridade. A oração dos fiéis foi com Lourinete da Rocha Falcão.

w-evilasio-tinane-lucia
Frei Evilásio, Tinane Almeida e Lucia Maia

O ministério musical foi comandado por Lula Gonzaga e formado por Tereza Cristina Silva e Jô Pontes. As ex-presidentes Olgarina Rossi, Conceição Moreira Lima, Rosita Aragão, Ieda Lucena e Benita Gouveia estavam lá. Na Igreja anotamos Tinane Almeida (única fundadora do clube), Anete Cunha, Anail Oliveira, Conceição Queiroz, Dionéa Almeida, Dilma Figueiredo, Iara Arcoverde, Juciente Souza, Marilia Elihimas, Terezinha Mascaro, Terezinha Botelho, Tereza Asfora e Timoteo.

w-anete-cunha-benita-gouveia
Anete Cunha e Benita Gouveia

Informação cultural: A fundadora do Women’s Clube do Recife foi Lou Frey e a primeira reunião aconteceu na Avenida Boa Viagem, 4100, de casa de Tinane Almeida. No primeiro chá, que aconteceu no Hotel São Domingos, compareceram, entre outras, Dulce Sampaio, Lais Cabral da Costa, Janet Steiner (que foi presidente) além do cronista social Alex.

Gostou ?
Compartilhe !