Fernando Machado

Parabéns, TV Globo!

Apesar de hoje está fazendo 50 anos da Rede Globo de Televisão, no dia 5 de janeiro de 1951, no governo de Eurico Gaspar Dutra, a Rádio Globo requereu sua primeira concessão de televisão. A concessão foi aprovada no dia 13 de março. Em janeiro de 1953, no governo de Getulio Vargas, revogou a concessão. Coube ao presidente Juscelino Kubitschek em julho de 1957, aprovar o pedido e, em 30 de dezembro de 1957, o Conselho Nacional de Telecomunicações publicou o decreto concedendo o canal 4 do Rio de Janeiro à TV Globo Ltda.

globo-roberto-marinho

Roberto Marinho com os filhos João Roberto, Roberto Irineu e José Roberto (Foto: Divulgação)

Em 1965 houve um questionamento por parte de deputados federais porque a Constituição proibia a participação de capital estrangeiro, em 1962, houve um acordo entre a Time Life e o Grupo Globo. A TV Globo foi oficialmente fundada no dia 26 de abril de 1965 às 10h45, com a transmissão do programa infantil Uni Duni Tê. Também estavam na programação a série infantil Capitão Furacão e o telejornal Tele Globo, que depois virou Jornal Nacional. Os primeiros oito meses da TV Globo foram péssimos, então Roberto Marinho (1904/2003) decidiu contratar um jovem de 20 anos, para ser o diretor-geral da emissora, Walter Clark (1936/1997).

globo-walter-clark

O mestre Walter Clark (Foto: TV Globo)

Clark deu um golpe de ippon na concorrência quando em janeiro de 1966, o Rio de Janeiro sofreu uma grande catástrofe devido as inundações, matando mais 100 pessoas e deixando cerca 20 mil ficaram desabrigadas. A cobertura da tragédia feita ao vivo pela TV Globo foi um marco na história da emissora. Por conta disso a Globo fez um trabalho pioneiro de grande alcance social. Lançou uma campanha de donativos para os desabrigados. Neste mesmo ano, a Globo aterrisou em São Paulo ao adquirir o Canal 5, da TV Paulista.

globo-chacrinha

O ícone da televisão brasileira, o pernambucano Chacrinha (Foto: TV Globo)

No dia 5 de fevereiro de 1968, foi inaugurada a terceira emissora, desta feita em Belo Horizonte. No dia 21 de abril de 1971 era inaugurada a TV Globo Nordeste no Recife, com o Programa do Chacrinha, no Geraldão. A partir de 1 de setembro de 1969 começa a funcionar emissoras afiliadas, quando entrou no ar o Jornal Nacional, tendo como ancoras Hilton Gomes e Cid Moreira. Neste mesmo ano a Globo realizou sua primeira transmissão via satélite, ao exibir, do Vaticano, uma entrevista feita por Hilton Gomes com o Papa Paulo VI.

Gostou ?
Compartilhe !